Modelo de recibo simples

O recibo é um documento de suma importância, pois é emitido por empresas, servindo como comprovante de um pagamento efetuado.

Assinatura de reciboDesde que a prática do comércio foi criada, há muitos anos, as pessoas viram a necessidade de criar um documento que comprovasse o pagamento de uma mercadoria. Surgiram então os recibos, que são adequados e adaptados de acordo com a compra e venda de determinados produtos. O recibo serve de garantia para quem paga alguma dívida, e através desse documento pode-se provar seu débito.

Podendo ser em declaração escrita com assinatura ou digitado, geralmente contém duas vias, uma para quem paga e a outra para quem recebe. Esse documento pode ser encontrado em papelarias ou pode ser específico de uma empresa, com seu próprio timbre. No recibo emitido por pessoa jurídica às vezes há necessidade de especificação do imposto de renda, com presença ou não de testemunhas.

                       

Modelo de recibo de pagamento simples

Os diversos tipos de pagamentos de compras ou dívidas devem ser comprovados através de recibos, emitidos pelo vendedor ou cobrador. Isto evita possíveis confusões e dúvidas sobre a veracidade do pagamento da compra ou da dívida. Serve também para o controle do caixa, referente às mercadorias que foram vendidas e dívidas que já foram quitadas.

modelo de recibo simples

Modelo de recibo de pagamento de salário

Um dos modelos de recibo de pagamento de salário mais comuns é o holerite. Encontrado em diversas empresas, o holerite apresenta informações muito importantes, como o valor bruto e líquido do salário, os descontos que serão feitos e alguns possíveis acréscimos. Para as empresas que não utilizam o holerite como modelo de recibo de pagamento, existem formas alternativas para a comprovação do recebimento, como esta abaixo:

modelo de recibo de salário

Modelo de recibo de pagamento de aluguel simples

Muito importante para os proprietários de imóveis que são alugados, os modelos de recibo de pagamento de aluguel devem conter informações sobre todos os valores cobrados, como água, luz, IPTU e quaisquer outros serviços que serão oferecidos, juntamente com o valor do aluguel. É essencial a comprovação do pagamento mensal, tanto para o inquilino, quanto para quem está alugando o imóvel.

modelo de recibo de aluguel

O recibo é um documento simples que pode ser feito de próprio punho e sua utilização é fundamental no controle de entrada e saída das contas, passando a ser importantíssimo tanto no pagamento de contas quanto no ato de recebimento de alguma dívida, pois assim evitamos eventuais mal entendidos.

Dúvidas? Confira outro modelo de recibo simples no vídeo do Portal ZUN no Youtube:

MODELO DE RECIBO SIMPLES

Saiba mais sobre modelos simples

0 votes



Ana Maria
04/07/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Angelo Vicente Pacheco Gonçalves - 19/12/2013

    Bom Dia ! Gostaria de saber como fazer uma declaração de ocupação em tempo Integra. Para a minha funcionária apresentar em um creche ,onde pretende colocar sua filha. Obrigado.

    thabata gonçalves renner - 26/10/2011

    gostaria de saber o que devo escrever em uma declaração dizendo que a criança fica sob guarda de terceiros?.....está declaração é para entregar na empresa, pois tenho direito a receber ax. creche e minha filha ficara com minha vizinha.