Movimentos do bebê na barriga da mãe

Durante a gravidez os movimentos do bebê vão ficando cada vez mais intensos e frequentes com o decorrer dos meses da gestação.

Pai sentindo bebê mexer em barriga da mãe

Uma das perguntas feitas para as gestantes é se o bebê já mexe dentro da barriga. Esses movimentos são normais do feto e alguns se movimentam mais que os outros.

                       

Todas as gestantes de primeira viagem ficam na expectativa para que o bebê comece a se movimentar. As primeiras movimentações do bebê são, na maioria das vezes, confundidas com gases, leve cólica ou um ronco do estômago, mas quando o movimento acontece abaixo do umbigo, logo a mamãe percebe. Quando o bebê se movimenta, a gestação fica concreta para a mãe, além de aumentar o vínculo entre a mãe e o filho.

Primeiros movimentos

Casal com a mão na barriga Os primeiros movimentos normalmente não são sentidos pela mãe por conta da grande quantidade de líquido amniótico que envolve o feto, mas eles começam a se mexer a partir da décima semana de vida, ou seja, próximo aos 2 meses, pois neste período o feto já possui esboços de pernas e braços. Aos 2 meses o feto possui 2,5 centímetros e 3 gramas.
Já as primeiras sensações de movimentação do feto são sentidos entre a 18ª e a 20ª semana de gestação, que é quando ele já está com 18 centímetros e 500 gramas. As mulheres que já tiveram filhos, normalmente reconhecem os movimentos a partir da 15ª semana.

Por que os movimentos acontecem?

Os movimentos começam a acontecer por conta do amadurecimento do sistema nervoso do feto que coordena as movimentações, como o ato de levar a mão ao nariz e nos olhos, além de piscar e engolir. A partir da 24ª semana o bebê se espreguiça o tempo todo, estirando os braços e as pernas. Já na 32ª semana o movimento é similar a um soluço, em que o bebê movimenta a musculatura respiratória para simular a respiração.

É indicado que a gestante fique atenta ao ritmo, pois na gravidez de risco, a diminuição dos movimentos é sinal de má oxigenação fetal. A movimentação para o encaixe da cabeça na região inferior do útero costuma acontecer cerca de 15 dias antes do parto e o sinal é quando a barriga fica baixa.

Assuntos Relacionados

1 voto


Thaís
26/03/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

  1. Seja bem vinda minha subrima ou subrinho !

    Gil Lessa
    29/11/12 às 16:50