Música clássica compositores

Vivaldi, Chopin e Beethoven. Esses são alguns dos nomes mais famosos da música clássica. Aqui, mais sobre este estilo musical.

Piano“Sem música, a vida seria um erro”, disse o filósofo Nietzsche certa vez. De fato, a música é prazerosa tanto para quem ouve quanto para quem toca. A música clássica, conhecida como musica erudita ou de concerto, é amplamente apreciada, não só pelas classes mais cultas da sociedade, mas também pelas classes abaixo desta.

Divisões da música clássica

Mozart e BeethovenSegundo os estudiosos, a musica clássica pode ser dividida em vários períodos, sendo: música antiga, que inclui a música medieval (476 – 1400) e a renascentista (1400 – 1600); o período da prática comum, que inclui os períodos barroco (1600 – 1750), clássico (1730 – 1820) e romântico (1815 – 1910); e os períodos moderno e contemporâneo, que incluem a música clássica do século XX (1900 – 2000) e a música clássica contemporânea (1975 – presente).Esta divisão é apenas a título de estudo, já que os estilos podem ser simultaneos, dependendo do compositor.

                       

O alemão Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) é considerado um compositor barroco, entretanto apresenta características de obras romanticas desde sua terceira sinfonia. Sua obra mais famosa foi composta perto do fim de sua vida, a Nona Sinfonia. Outro expoente da música clássica foi o jovem austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, que prodigiosamente começou a escrever suas mais de seicentas obras aos cinco anos de idade.

Outros compositores

Coleção Abril de música clássica com os maiores compositores de todos os tempos.Fryderyk Franciszek Chopin, conhecido também como Frédéric François Chopin, foi um dos grandes nomes da musica clássica juntamente com os compositores supracitados, além de Félix Mendelssohn, Johann Sebastian Bach, Giuseppe Verdi, Richard Wagner, Johann Strauss, Gioacchino Rossini, Antonio Vivaldi, Franz Schubert, Antonín Dvorák, Niccolò Paganini, Johann Pachelbel, Dietrich Buxtehude e vários outros.

Coleções:

Várias coletâneas e coleções foram lançadas abordando a música erudita, como por exemplo, a coleção lançada pelo jornal Folha de São Paulo. Uma das coleções mais recentes, contando com 40 volumes, caderno contendo dados biográficos e outras informações, além do CD com as gravações mais famosas de alguns desses compositores, foi lançada pela editora Abril.

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
10/06/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook