Músicas anos 60 brasileiras

Bossa Nova foi o movimento popular da música brasileira na década de 60. Um estilo com características do samba e do jazz americano.

Jovens da década de 60A música brasileira se formou através da fusão de elementos musicais africanos e europeus, trazidos pelos colonizadores portugueses e escravos. No século XIX Portugal foi uma das maiores influências da música brasileira.

Com o decorrer dos anos e o intercâmbio cultural feito com outros países, à música foi evoluindo, mas foi na década de 60 que a música brasileira começou a se destacar com o surgimento da Bossa Nova, um gênero musical derivado do samba e que possui forte influência do jazz americano.

                       

História

Violão encostado em um banco na praiaApós a Segunda Guerra Mundial, o Brasil vivia a euforia gerada pelo crescimento econômico e os jovens músicos e compositores de classe média alta do Rio de Janeiro começaram a trazer para suas canções temas sociais vividos no final da década de 50, com isso a música se transformou em um instrumento para a contestação política como forma de resistência à repressão instaurada pela ditadura, originando assim a Bossa Nova. O movimento ficou associado com o crescimento urbano brasileiro, devido ao movimento desenvolvimentista do presidente da república Juscelino Kubitschek no ano de 1955 a 1960, por isso, a data de início oficial da Bossa Nova é de 1958, porém, seu auge foi no fim da década de 50, por isso, é chamada de principal movimento da música popular brasileira da década de 60.

Cantores dos anos 60

Tom Jobim e vinícios de MoraesA Bossa Nova teve início com a presença marcante do violinista baiano João Gilberto, considerado o papa dessa época, que lançou seu primeiro LP intitulado “Chega de saudade”, uma das músicas mais marcantes da época. Dois grandes nomes que marcaram também a época foram Tom Jobim e Vinícius de Moraes, compondo uma das canções mais importantes da história da música brasileira, “Garota de Ipanema”, sendo esta considerada como uma das 50 grandes obras musicais da humanidade. Muitos cantores contribuíram de forma efetiva com grandes sucessos, marcando a música nos anos 60 como: Luiz Bonfá, Nara Leão, Maysa, Gal Costa, Rosa Passos, Nelson Gonçalves, Orlando Silva, Roberto Menescal, Nara Leão, Agostinho dos Santos entre outros.

Músicas

Pessoas cantandoAs músicas dessa época tornaram-se marcantes devido a sua forma de cantar diferenciada, era um canto falado ou um cantar baixinho, com tom coloquial, de acompanhamento e canto integrados. Dessa época ganha destaque as músicas, Ah se eu pudesse, Samba de verão, Prova de Fogo, Sinal Fechado, Chega de Saudade, Bim Bom, Casaco Marrom, Helena Helena Helena, Andança, Casa de Samba, Águas de Março, O Barquinho, Lobo Bobo, Só Danço Samba, Ela é Carioca, Copacabana, Onde anda você, Desafinado, Mas que nada, Samba do Avião, Samba de uma nota só, Eu sei que vou te amar, Você Passa eu Acho Graça, Mudando de Conversa, Pra não dizer que não falei das flores e Travessia.

A Bossa Nova foi consagrada internacionalmente no ano de 1962, quando Frank Sinitra, popularizou a Bossa Nova com gravações de Tom Jobim.

Leia mais sobre os anos 60

1 voto



Thaís
30/05/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. awn

    ∿ VIVO DO RAP ↘
    07/10/12 às 20:58