Músicas românticas brasileiras antigas

Quem nunca teve um amor embalado por uma canção romântica? Conheça músicas românticas que mexeram com o coração das gerações passadas.

Fita cassetePara se falar em músicas românticas brasileiras antigas temos que voltar no século XIX em que se iniciou a Escola Romântico no Brasil, valorizando o amor sofrido, o amor platônico, a liberdade de criação e outras características que estimaram este período. A música foi um marco no Romantismo Brasileiro, surgindo cantigas que retratavam a emoção e a liberdade de viver e logo, grandes nomes da música brasileira foram aparecendo como o Carlos Gomes, autor da ópera “II Guarani”, baseada no romance de José de Alencar “O Guarani”. A ópera é muito reconhecida em todo o Brasil e hoje é um dos temas de abertura do programa de rádio “A voz do Brasil”.

Em todas as gerações, o tema romântico sempre foi inspiração para a criação musical no Brasil. E quem nunca amou ou sofreu as dores de amar ao som de uma trilha sonorosa bem melosa? Confira abaixo a seleção de músicas românticas nacionais antigas

                       

Chega de Saudade

Elizeth Cardoso Chega de saudade / A realidade é que sem ela não há paz

A canção Chega de Saudade foi escrita em meados de 1950, pelos compositores Tom Jobim e Vinícius de Morais, gravada na voz de Elizeth Cardoso acompanhada pelo mestre da Bossa Nova, João Gilberto, no violão. A gravação ficou conhecida como o primeiro registro fonográfico da Bossa Nova, sendo lançada no ano de 1958, no álbum “Canção do Amor Demais” de Elizeth,  recebendo o nome de “batida da bossa nova”.

Tatuagem

Elis ReginaQuero ficar no teu corpo feito tatuagem / Que é pra te dar coragem

Tatuagem foi composta para peça “Calabar: o Elogio da Traição” e escrita pelo cantor e compositor Chico Buarque e o cineasta Ruy Guerra. Como a peça foi censurada, a canção escrita em 1972 veio a público apenas em 1974.  A letra fala de uma mulher que está apaixonada e descreve esse amor que se fixa “feito tatuagem”. A canção ficou conhecida no álbum “Falso Brilhante” em 1976, pela voz da aclamada cantora Elis Regina.

Eu sei que vou te amar

Vinícius e Tom JobimEu sei que vou te amar / Por toda a minha vida eu vou te amar

A bela canção romântica foi escrita pelos saudosos compositores Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Juntos,  músico e  maestro formaram uma das mais célebres parcerias da história da música brasileira. A canção, que conta um caso de amor desesperado que é para toda a vida, foi considerada uma das melhores músicas brasileiras pela revista Rolling Stone

E falando em ícones das músicas românticas, o rei Roberto Carlos não pode faltar. Ouça as músicas românticas do rei no Kboing.

Saiba mais sobre músicas

Nenhum voto, seja o primeiro



Adeni
29/08/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Nossa me tocou muito este artigo.. todas estas músicas são lindas e tão românticas!! Belo post!!

    Marcozin_bzz
    30/10/12 às 22:39