Músicas românticas brasileiras antigas

Quem nunca teve um amor embalado por uma canção romântica? Conheça músicas românticas que mexeram com o coração das gerações passadas.

Fita cassetePara se falar em músicas românticas brasileiras antigas temos que voltar no século XIX em que se iniciou a Escola Romântico no Brasil, valorizando o amor sofrido, o amor platônico, a liberdade de criação e outras características que estimaram este período. A música foi um marco no Romantismo Brasileiro, surgindo cantigas que retratavam a emoção e a liberdade de viver e logo, grandes nomes da música brasileira foram aparecendo como o Carlos Gomes, autor da ópera “II Guarani”, baseada no romance de José de Alencar “O Guarani”. A ópera é muito reconhecida em todo o Brasil e hoje é um dos temas de abertura do programa de rádio “A voz do Brasil”.

Em todas as gerações, o tema romântico sempre foi inspiração para a criação musical no Brasil. E quem nunca amou ou sofreu as dores de amar ao som de uma trilha sonorosa bem melosa? Confira abaixo a seleção de músicas românticas nacionais antigas

Chega de Saudade

Elizeth Cardoso Chega de saudade / A realidade é que sem ela não há paz

A canção Chega de Saudade foi escrita em meados de 1950, pelos compositores Tom Jobim e Vinícius de Morais, gravada na voz de Elizeth Cardoso acompanhada pelo mestre da Bossa Nova, João Gilberto, no violão. A gravação ficou conhecida como o primeiro registro fonográfico da Bossa Nova, sendo lançada no ano de 1958, no álbum “Canção do Amor Demais” de Elizeth,  recebendo o nome de “batida da bossa nova”.

Tatuagem

Elis ReginaQuero ficar no teu corpo feito tatuagem / Que é pra te dar coragem

Tatuagem foi composta para peça “Calabar: o Elogio da Traição” e escrita pelo cantor e compositor Chico Buarque e o cineasta Ruy Guerra. Como a peça foi censurada, a canção escrita em 1972 veio a público apenas em 1974.  A letra fala de uma mulher que está apaixonada e descreve esse amor que se fixa “feito tatuagem”. A canção ficou conhecida no álbum “Falso Brilhante” em 1976, pela voz da aclamada cantora Elis Regina.

Mais sobre Músicas românticas brasileiras antigas

Eu sei que vou te amar

Vinícius e Tom JobimEu sei que vou te amar / Por toda a minha vida eu vou te amar

A bela canção romântica foi escrita pelos saudosos compositores Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Juntos,  músico e  maestro formaram uma das mais célebres parcerias da história da música brasileira. A canção, que conta um caso de amor desesperado que é para toda a vida, foi considerada uma das melhores músicas brasileiras pela revista Rolling Stone

E falando em ícones das músicas românticas, o rei Roberto Carlos não pode faltar. Ouça as músicas românticas do rei no Kboing.

Saiba mais sobre músicas




Adeni
29/08/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Músicas românticas brasileiras antigas

  1. Nossa me tocou muito este artigo.. todas estas músicas são lindas e tão românticas!! Belo post!!

    Marcozin_bzz

Destaque

Desapega! Saiba como criar um anúncio grátis para vender um produto que não tem mais utilidade para você, mas que pode ser essencial para outra pessoa.

Desapega! Saiba como criar um anúncio grátis para vender um produto que não tem mais utilidade para você, mas que pode ser essencial para outra pessoa.