Níveis de linguagem e noções de variações linguísticas

Entender os processos de variações linguísticas é muito importante para nós, que moramos em um país de tanta diversidade cultural.


Imagem sobre linguística“A língua é viva” é uma afirmação recorrente e de completo sentido. Dentro do português, por exemplo, podemos encontrar centenas de sotaques e formas de pronúncia espalhadas pelo mundo. Observando apenas o Brasil, é impressionante a diferença na pronúncia de nosso idioma, ao analisarmos populações do extremo norte e sul do país.

Os fenômenos de mudança que acontece dentre uma população e outra, são chamados pelos estudos linguísticos de variações linguísticas, e se aplicam mais constantemente à linga falada. Na língua escrita, existe uma divisão através de níveis de linguagem:

         

Variação linguística

SotaquesO termo designa a mudança que há na forma de expressar a linguagem, quando analisamos dois diferentes grupos populacionais. Como a linguagem assume o papel de agente individualizante, por permitir-nos a oportunidade de expressar nosso conhecimento e sentimentos, o fenômeno da variação se mostra lógico e coerente. As variações linguísticas fazem parte da esfera informal da língua, e são subdivididas em variações históricas (caso de pharmácia, que passou a ser escrito farmácia), regionais (através dos dialetos) e sociais ou culturais (gírias e linguajar caipira, por exemplo). Os vícios de linguagem praticados por um grupo (“nóis vai” e “nóis volta”, por exemplo) também são considerados casos de variações linguísticas.

Níveis de linguagem

Redação de textoOs níveis de linguagem são mais aplicados à língua escrita, apesar de sua reflexão na esfera falada ser também aceitável. Quando falamos dos níveis de linguagem, é importante citarmos a norma padrão da escrita, que estabelece diretrizes gramaticais cujas normas devem ser seguidas. A norma padrão serve como alicerce para a grande maioria dos outros níveis de linguagem, como a linguagem de internet, que é considerada um desvio da norma, apesar de seu grande valor próprio.

A função principal da língua é unificar a comunicação e fazer com que todos se entendam. Compreender suas diferenças e variações é muito importante para todos os que utilizam dela.

Assuntos relacionados

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Eu gostei muito desse site. Me ajudou na meu estudo para uma prova importante! Eu recomendo…:)

    Adnil_347
    04/09/12 às 16:51

X
Curta a página