Nódulo na tireoide é grave?

O aparecimento de nódulos na tireoide é bastante comum, porém requer cuidados e tratamento se necessário, é preciso estar atento.

Visualização da tireoide no pescoço de mulherTodos nós temos uma glândula muito importante chamada tireoide, ela está localizada no pescoço logo abaixo da laringe e tem um formato semelhante ao de uma borboleta. Sua principal função é produzir hormônios que regulam nosso metabolismo. Várias doenças já bem conhecidas como hipertireoidismo e o hipotireoidismo, se devem às disfunções da tiroide, que causam repercussão em todo nosso organismo.

Já os nódulos são lesões, que surgem no tecido da tireoide, podendo ter diversas causas, a maioria delas benigna.

         

Sintomas

Mulher com mão no pescoçoOs nódulos podem se apresentar de diversos modos: pode ser único, múltiplo, sólido ou com líquido no seu interior (cisto da tiroide). Quando causam algum tipo de sintoma é porque são grandes e tornam-se aparentes. Alguns sintomas nos casos de nódulos grandes são: sensação de caroço no pescoço e incômodo para engolir. Fraqueza, cansaço, fadiga, irregularidades menstruais, ansiedade também são alguns sintomas que podem estar associados a problemas com a tireoide.

Tratamento do nódulo

Médico examinando pacienteQuanto ao tratamento vai depender do tipo de nódulo que foi encontrado. Se o nódulo for benigno, nenhum procedimento é necessário, somente a monitorização e tratamentos com hormônios. Nesses casos o nódulo está produzindo hormônios de forma indesejada, o mais indicado é a cirurgia para a remoção ou a destruição do nódulo com irradiação. A cirurgia também é indicada nos casos em que há suspeita de que o nódulo seja um câncer. A maioria dos pacientes que tiveram o diagnóstico de câncer de tiroide têm boas chances de cura, por isso quanto mais cedo for diagnosticado mais chances de cura o paciente terá.

O aparecimento de nódulo na tireoide é bastante comum e, apesar do diagnóstico causar certa preocupação, a maioria dos casos é benigno. Somente exames complementares irão dar um diagnóstico preciso. O importante é sempre procurar um médico no surgimento de qualquer sintoma.

0 voto



Juliana
15/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. nodulo com ramificaçoes na tiroidel lado direito e grave.e tem que fazer cirurgia aguardo resposta obrigada

    aguidamara amaral de souza
    12/12/13 às 23:09

X
Curta a página