Nódulo na tireoide é grave?

O aparecimento de nódulos na tireoide é bastante comum, porém requer cuidados e tratamento se necessário, é preciso estar atento.

Visualização da tireoide no pescoço de mulherTodos nós temos uma glândula muito importante chamada tireoide, ela está localizada no pescoço logo abaixo da laringe e tem um formato semelhante ao de uma borboleta. Sua principal função é produzir hormônios que regulam nosso metabolismo. Várias doenças já bem conhecidas como hipertireoidismo e o hipotireoidismo, se devem às disfunções da tiroide, que causam repercussão em todo nosso organismo.

Já os nódulos são lesões, que surgem no tecido da tireoide, podendo ter diversas causas, a maioria delas benigna.

                       

Sintomas

Os nódulos podem se apresentar de diversos modos: pode ser único, múltiplo, sólido ou com líquido no seu interior (cisto da tiroide). Quando causam algum tipo de sintoma é porque são grandes e tornam-se aparentes. Alguns sintomas nos casos de nódulos grandes são: sensação de caroço no pescoço e incômodo para engolir. Fraqueza, cansaço, fadiga, irregularidades menstruais, ansiedade também são alguns sintomas que podem estar associados a problemas com a tireoide.

Tratamento do nódulo

Médico examinando pacienteQuanto ao tratamento vai depender do tipo de nódulo que foi encontrado. Se o nódulo for benigno, nenhum procedimento é necessário, somente a monitorização e tratamentos com hormônios. Nesses casos o nódulo está produzindo hormônios de forma indesejada, o mais indicado é a cirurgia para a remoção ou a destruição do nódulo com irradiação. A cirurgia também é indicada nos casos em que há suspeita de que o nódulo seja um câncer. A maioria dos pacientes que tiveram o diagnóstico de câncer de tiroide têm boas chances de cura, por isso quanto mais cedo for diagnosticado mais chances de cura o paciente terá.

O aparecimento de nódulo na tireoide é bastante comum e, apesar do diagnóstico causar certa preocupação, a maioria dos casos é benigno. Somente exames complementares irão dar um diagnóstico preciso. O importante é sempre procurar um médico no surgimento de qualquer sintoma.

1 vote



Juliana
15/12/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    VANESSA DIAS CORREIA DE SOUZA - 05/12/2013

    OI meu nome é VANESSA tenho 32 anos,gostaria de saber mais sobre a tiroide? Decobri ha pouco tempo que estou com essa enfermidade a minha é que emagrece ja pedir pesso ,eu me sinto mal porque muitos olha para mim e pergunta se estou com c.........

    rute silva - 18/10/2013

    Oi sou rute tenho 39 anos,gostaria de saber oq pode causar a tiroide nao cuidada,fiz exame e acusou q estou com tiroide,estou perdendo peso,,oq devo fazer p nao perder peso,,sera possivel isso,estou com encaminhamento marcado p o especialista...mas a perda de peso esta me encomodando.nao sei quando vao me chamar p o especialista sabe o sus tem muitas pessoas aguardando,,e estou ansiosa e preucupada com a perda de peso.por favor me envie uma resposta....obrigada.

    rute silva - 18/10/2013

    fiz exame,,acusou q estou com tiroide,,,,estranho que me sinto mais magra,,mas vou na balança e confirma a mesmo peso de antes.Mas a minhas roupas ja nao estao apertadas como antes.Minha preucupaçao e se tiroide tem cura,,,,,por favor alquem me responda.....

    sandra lucia de araujo mota - 01/08/2013

    ola so Sandra tenho 41 anos esse site me ajudou conhecer mais sobre o meu tipo de tireoide fiquei sabendo de tudo que eu queria saber sobre o que eu posso comer .enbeijos tão e isso muito obrigado pelas informaçoes mim ajudou muito