Nomes de dinossauros que viveram no Brasil

Há milhares de anos, o Brasil abrigava muitas espécies de dinossauros, classificados e caracterizados pelo estudo dos fósseis.


dinossaurosOs dinossauros surgiram há cerca de duzentos e trinta milhões de anos. O primeiro deles foi encontrado no Rio Grande do Sul e tinha o nome de ULBRA PVT016. Em sua maioria, eram muito pesados e comiam alimentos como carne, frutas e plantas, e não se locomoviam com frequencia por motivo de seu peso.

Segundo os paleontólogos, eles foram extintos devido a um asteróide ter caído na Terra, e com isso acabaram-se os alimentos e assim foram morrendo aos poucos. Os principais dinossauros que viveram no Brasil foram:

         

Tiranossauro Rex

tiranossauro rexO maior e mais assustador dinossauro carnívoro de todos, foi um dos últimos fósseis a desaparecerem da Terra.

Saichania

Era leve, possuía espetos no corpo e com sua agilidade e rapidez conseguia derrubar qualquer tipo de dinossauro.

Gastônia

Pertencente ao grupo dos anquilossauros, podia se defender dos predadores através de espinhos que eram atirados através de seu corpo.

Torossauro

Lagarto touro é o significado de seu nome. Possuiu o maior crânio dentre os fósseis encontrados e sua arma de defesa eram seus chifres e o escudo.

Centrossauro

dinossauro com chifresPertencente à família dos Ceratopsídeos, tinha três chifres e um rabo pequeno. Seu nome significa “lagarto de ponta afiada”.

Amazonssauro

Foram encontrados muitos fósseis desta espécie, pesava em torno de vinte toneladas e tinha aproximadamente vinte metros.

Titanossauro

Dinossauro herbívoro e quadrúpede tinha dentes pequenos e cauda longa.

Opisthocoelicaudia

Seus fósseis foram encontrados no Deserto de Góbi. Pesava cerca de doze toneladas e seu nome significa “ossos ocos na parte de trás da cauda”.

Anatotitan

Possui defesa através de suas grandes pernas, tinha uma ótima mastigação e centenas de dentes.

Muitos ossos desses dinossauros já foram achados aqui no Brasil e encontram-se como esqueletos em museus. É algo pré- histórico e que contém muitas informações interessantes.

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página