Novelas da Globo de mais sucesso

Conheça as novelas da Globo de mais sucesso que marcaram época e nos fizeram refletir sobre temas muito importantes para a sociedade.

Novelas da Globo

No ano de 2015 a rede Globo de televisão completa 50 anos. E em todo esse período são as novelas que estão sempre em evidência na programação, pois fizeram e fazem o Brasil parar em frente à TV para torcer por seus personagens favoritos, brigar com os vilões e é claro, se emocionar.

Muitas delas marcaram épocas, colocaram temas que fizeram a sociedade pensar e refletir sobre seus anseios. Temas influentes, notáveis que foram abordados nas tramas e nos fizeram conscientes de assuntos até então ocultos para a sociedade.

Por isso, confira em nosso artigo as novelas que fizeram mais sucesso na Globo:

Irmãos Coragem (1970)

Irmãos Coragem

A telenovela Irmãos Coragem foi escrita por Janete Clair e exibida no horário das 20 horas em 1970. Conta a história dos irmãos Coragem: João, Jerônimo e Duda que lutam por justiça, pela liberdade contra a opressão.

Logo nos primeiros capítulos a trama atingiu picos de audiência, chegando até aos 85%.

Dancin’ Days (1978)

Dancin Days

A novela Dancin’ Days de Gilberto Braga foi exibida em 1978 no tradicional horário das 20 horas. O sucesso foi tanto que a novela influenciou costumes dos telespectadores da época, como na moda e o fato de discotecas se espalharem por todo o país devido ao tema da telenovela.

Dancin’ Days teve média de audiência de 59 pontos, sendo que seu último capítulo rendeu 78 pontos. Foi exibida em mais 40 países, dentre eles no México, país ícone na produção de teledramaturgia, sendo a primeira vez a exibir uma telenovela brasileira.

Roque Santeiro (1985)

Roque Santeiro

Roque Santeiro foi exibida entre junho de 1985 a fevereiro de 1986. Escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, a trama faz uma sátira à exploração comercial e política da fé popular. Os personagens Sinhozinho Malta (Lima Duarte), a Viúva Porcina (Regina Duarte) e Roque (José Wilker) se tornaram memoráveis.

A novela registrou o maior índice da história da TV brasileira, chegou a marcar picos de 100 pontos, com média de 95 pontos.

Vale Tudo (1988)

Vale Tudo

A novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères aborda o tema pertinente “até que ponto vale ser honesto em nosso país”.

Quem matou Odete Roitman, se tornou um bordão na época e lembrado até os dias de hoje. No dia da morte de Odete, interpretada pela atriz Beatriz Segall, registrou picos de 92 pontos de audiência, mesmo sendo exibido em pleno um sábado de natal.

A Próxima Vítima (1995)

A próxima vítima

A Próxima Vítima foi eleita uma das cinquenta melhores novelas de todos os tempos pelo Portal Terra. A história é movida pelos assassinatos que ocorrem ao decorrer da telenovela.

O intrigante é que todos os personagens são vítimas e ao mesmo tempo suspeitos, o que chamou a atenção dos telespectadores. Foi escrita por Silvio de Abreu e exibida no horário nobre das oito horas em 1995.

O Rei do Gado (1996)

Rei do Gado

O Rei do Gado tem como tema a luta pela posse de terras. Protagonizada pelo ator renomado Antônio Fagundes e pela também incrível atriz Patrícia Pillar, foi uma das novelas mais admiradas e teve cenas que marcaram a história da televisão brasileira.

Atualmente a novela está sendo reprisada pela rede Globo e tendo altos índices de audiência.

Mais sobre Novelas da Globo de mais sucesso

Laços de Família (2000)

Laços de família

A história de Camila, interpretada pela atriz Carolina Dieckmann, comoveu telespectadores de todo o país. Vera Fischer interpreta uma das Helenas de Manoel Carlos, mãe de Camila, que faz de tudo pela felicidade da filha, que tem leucemia.

Ela até abdica do amor de Edu, papel de Reynaldo Gianecchini, que estreia na TV. A telenovela marcou até 80 pontos de audiência.

O Clone (2001)

O Clone

A novela O Clone que foi escrita por Gloria Perez aborda o tema clonagem humana. É um dos maiores sucessos internacionais da rede Globo, já que foi exibida em mais de 90 países. O público recebeu extremamente bem a trama, chegando a ter picos de 62 pontos em média de audiência.

O Clone foi exibida no ano de 2001, e foi reprisada no Vale a Pena Ver De Novo em 2011, tendo algumas cenas reeditadas, como as que envolve a personagem Mel e seu envolvimento com drogas, por ser um tema pesado para ser exibido no período da tarde.

Senhora do Destino (2004)

Senhora do Destino

Senhora do Destino foi palco do embate entre Maria do Carmo, interpretada pela atriz Susana Vieira, com uma das piores vilãs da televisão, Nazaré, interpretada por Renata Sorrah.

Já em sua estreia a telenovela escrita por Aguinaldo Silva teve 52 pontos de audiência e nos demais capítulos chegou a ter picos de até 67 pontos.

Avenida Brasil (2012)

Avenida Brasil

A novela Avenida Brasil se baseia na sede de vingança e ódio entre Nina, interpretada por Débora Falabella e Carminha, por Adriana Esteves. A história de João Emanuel Carneiro foi sucesso de público e crítica, tendo além das personagens principais o sucesso de outros vários personagens, como a empregada Zezé, interpretada pela atriz Cacau Protásio, a periguete Suélen, vivida por Ísis Valverde, o cômico Adauto, interpretado por Juliano Cazarré, entre outros.

Os personagens e suas falas viraram assuntos virais nas redes sociais.

Salve Jorge (2012)

Salve Jorge

O assunto abordado na novela Salve Jorge de Gloria Perez é o tráfico internacional de pessoas, no caso específico de mulheres. Já que conta a trágica história de Morena, vivida pela atriz Nanda Costa que fez par romântico com o militar Téo, interpretado por Rodrigo Lombardi.

A novela que tem como tema também a devoção a São Jorge já foi vendida para mais de 40 países.

Para você que também é um noveleiro de mão cheia, com certeza, teve boas recordações dessas brilhantes novelas da rede Globo, que foram sucesso de público e exibidas em diversos países.

Confira no vídeo do canal Portal Zun no Youtube sobre Todas as Novelas da Globo.

Mais artigos sobre as novelas da Globo

Continue lendo

Novelas dos anos 80

Novelas dos anos 80




Talita
03/02/15

Mais informações por email.

Comentar sobre Novelas da Globo de mais sucesso

Destaque

Quais as melhores séries de TV?

Quais as melhores séries de TV?