Nutrição e alimentação saudável

Melhorar a qualidade de vida, a disposição e a saúde é o que muitos querem. Conheça algumas dicas de nutrição e alimentação saudável.

Alimentação saudável

Em um mundo em que as tentações estão sempre a nossa disposição, manter-se saudável é uma tarefa e tanto. Por isso, investir em um estilo de vida saudável é o ponto chave para garantir qualidade de vida e saúde de sobra. E, uma das maneiras de obter esses resultados é através de uma nutrição e alimentação saudável, bem como a prática de exercícios físicos.

Caracterizada pela ingestão equilibrada de todos os grupos alimentares, a alimentação saudável é essencial para o funcionamento do organismo de modo geral, garantindo assim saúde mental, física e psicológica. Por isso, conhecer melhor os benefícios de uma nutrição e alimentação saudável é indispensável, saiba mais:

Nutrição e alimentação saudável para qualidade de vida

Alimentação saudável para qualidade de vidaA boa nutrição e alimentação saudável exerce papel significativo e importante na qualidade de vida das pessoas, visto que a mesma diminui e preveni o risco do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes mellitus, hipertensão arterial, câncer, dislipidemias, obesidade e hipertensão arterial, doenças estas consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como as patologias de maior gravidade na saúde pública dos países.

Por isso, a nutrição e a alimentação saudável são fatores primordiais para a qualidade de vida, visto que alguns componentes presentes em determinados alimentos são capazes de trazer benefícios para a prevenção não somente das DCNT, como também de doenças cardiovasculares, osteoporose e neurológicas, exercendo papel fundamental para a manutenção da vida.

Para que os resultados sejam positivos, o ideal é criar um cardápio saudável e variado, contendo alimentos de todos os grupos, como carnes, laticínios, grãos, frutas, legumes, leguminosas e vegetais, visto que cada alimento tem em sua composição diferentes nutrientes essenciais para a qualidade de vida, os quais devem ser ingeridos na forma in natura ou modificado de maneira saudável e moderadamente.

Nutrição e alimentação saudável para emagrecer

Alimentação saudável para emagrecerQuando se pensa em nutrição e alimentação saudável para quem quer emagrecer, muitas pessoas pensam que a única maneira é deixar de comer ou se matar na academia, mas isso é engano, pois alimentar-se corretamente, fazer de cinco a seis refeições diárias e ingerir todos os grupos de alimentos nas quantidades recomendadas é a maneira mais saudável de se emagrecer e manter a saúde em dia sem acabar com o sistema imunológico e deixar o organismo debilitado.

Por isso, se você quer emagrecer com o auxílio da nutrição, a dica é seguir a risca os dez passos de uma alimentação saudável que são aumentar e variar o consumo de frutas e verduras, os quais devem ser ingeridos diariamente de três a cinco vezes no dia, comer feijão ou outras leguminosas como ervilha, lentilha e soja pelo menos uma vez ao dia ou quatro vezes na semana, reduzir o máximo possível o consumo de alimentos ricos em gordura como os embutidos em geral, as frituras, as carnes gordas, os alimentos industrializados para no máximo uma vez na semana, reduzir o consumo de sal, fazer pelo menos quatro refeições no dia, reduzir ao máximo o consumo de carboidratos simples como doces em geral para no máximo duas vezes na semana, reduzir o consumo de algo e refrigerantes, tomar no mínimo seis copos de água por dia e comer devagar e apreciar a refeição.

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Nutrição e alimentação saudável para prática de esportes

Alimentação e prática de exercíciosDe extrema importância tanto para atletas como também para indivíduos normais, a alimentação saudável traz benefícios incríveis para todos, mas, para quem pratica uma atividade física regularmente sabe como uma boa alimentação e nutrição é importante para o rendimento físico durante a prática de esportes, pois aumenta o desempenho físico, aumenta a imunidade e ajuda na recuperação de lesões musculares.

Por isso, a dica é não somente investir em alimentos naturais, mas também saber como prepará-los da melhor maneira possível, evitando a adição de muito sal e óleo nas preparações, optando por verduras e legumes in natura, assadas ou cozidas, carnes preparadas na forma de grelhadas, cozidas ou assadas e as frutas sempre in natura como suco ou sobremesa.

Aprender novas preparações e alimentos é essencial para quem quer seguir uma alimentação saudável, por isso, buscar por uma ajuda profissional traz resultados ainda mais satisfatórios e positivos.

Quer saber mais sobre alimentação saudável? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

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Thaís
13/02/14

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