O Cortiço Aluísio Azevedo resumo

O livro O Cortiço foi o marco inicial da corrente literária do naturalismo no Brasil, conheça suas principais temáticas e sua história.

Aluízio de AzevedoO livro O Cortiço de Aluísio de Azevedo, foi escrito no ano de 1890, iniciando a corrente literária do naturalismo brasileiro. Nele, encontramos algumas temáticas como a zoomorfização, a qual dá qualidade de animais a seres humanos, o grotesco, que é caracterizado pela escrita exagerada e destruição da realidade, o determinismo, que diz que o meio, o território e o momento influenciam nas decisões das pessoas, entre outras.

É constituído de vinte e três capítulos ao todo e foi o primeiro romance que carregou a ideologia sobre o homossexualismo.

                       

Resumo

LIVRO O CORTIÇOJoão Romão, dono do cortiço, pensa apenas em enriquecer na vida. Para isso, se aproxima da negra Bertoleza, dando-lhe uma carta de alforria falsa, em troca, ela trabalhava de graça e realizava seus desejos sexuais. Seu vizinho Miranda pertencia à alta sociedade, deixando João Romão com inveja de seus status.

Para se tornar um homem poderoso, João aproxima-se aos poucos da família de Miranda e num determinado dia pede a filha do vizinho em casamento, porém antes de se casar com Zulmira, João Romão precisa se livrar de Bertoleza, como este já tinha enriquecido bastante à custa da escrava, entrega-a para a polícia, que chega ao cortiço enquanto Bertoleza estava preparando um peixe para a alimentação. Assim ela descobre que sua carta era falsificada e sabendo que não conseguiria fugir, enfia uma faca em sua barriga, enquanto João Romão recebia os nobres que o dariam o título de sócio dos abolicionistas.

O livro ainda conta a história da Rita Baiana, uma mulata que se apaixona por Jerônimo, casado com Piedade, mas que larga a mulher para viver com Rita, o envolvimento homossexual ocorre com as personagens de Pombinha com sua madrinha Léonie, que no final do romance tornam-se duas prostitutas, sendo O Cortiço rico em personagens.

O Cortiço faz parte da lista de livros de um dos maiores vestibulares do país, a Fuvest, tão importante que seu enredo virou filme, O Cortiço filme, o que confirma a singularidade do romance e a contribuição de Aluísio para a literatura nacional.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook