O que é cidadania

Citada na Constituição Federal, a cidadania é um conjunto de deveres e direitos dos cidadãos brasileiros. Veja mais sobre o que é cidadania!

O que é cidadania

Originária do latim “civitas” e com significado de cidade, a palavra cidadania já teve dezenas de conceitos desde a Idade Antiga até a Idade Média, mas, o conceito atual aceito pela sociedade é decorrente do contexto do surgimento da Modernidade e da estruturação do Estado-Nação que visa os direitos e deveres de cada cidadão.

A história da cidadania confunde-se muito com a época das lutas pelos direitos humanos, entretanto, a mesma se insere no contexto social a partir do momento da construção das cidades e da formação de um governo e sua administração e também da conquista da humanidade por mais direitos, liberdade de expressão, melhorias da sociedade e assim por diante.

Mas, foi após o período da ditadura militar e a partir da consolidação da democracia que o Brasil promulgou na Constituição Federal da República Federativa em 1988, a definição da cidadania e estabeleceu os direitos e deveres dos cidadãos:

Definição de cidadania

Definição de cidadaniaCidadania refere-se ao exercício dos direitos e deveres civis, sociais e políticos de qualquer indivíduo ingresso na sociedade.

A cidadania é estabelecida pela constituição de cada país e deve ser seguida por todo cidadão, garantindo assim que todo cidadão tenha a obrigação de cumprir seus deveres perante a lei, sociedade e governo, e que a sociedade e o governo cumpra seus deveres perante aos cidadãos, dando a todos o direito de cidadania.

De maneira geral, a cidadania expressa um conjunto de direitos que dá aos indivíduos a possibilidade de participação ativa na sociedade e no governo de seu país.

Direitos dos cidadãos

Direito dos cidadãosNo conceito de cidadania todo e qualquer cidadão tem seus direitos reservados perante o governo e a sociedade, entre eles, os direitos civis relacionados a liberdade individual, a liberdade de expressão e pensamento, o direito de propriedade e de conclusão de contrato e o direito a justiça; no âmbito político os direitos de cada cidadão é de participação no exercício do poder político como eleitor ou eleito e no aspecto social enquadra-se os conjuntos de direitos a saúde, moradia, educação, trabalho, previdência social, segurança e bem estar econômico e social em geral.

Mais sobre O que é cidadania

Dever de todos os cidadãos

Deveres dos cidadãosDe maneira geral a cidadania está relacionada com a participação sócia, bem como o exercício pleno dos direitos e deveres que combinam em si a igualdade social perante a sociedade e a governo.

Entre os deveres de todos os cidadãos brasileiros estão o dever de votar e escolher os governantes de seu país, estado e município, seguir e cumprir as leis federais e os códigos penais, educar e proteger a sociedade, conscientizar e proteger a natureza, proteger o patrimônio público social, cultural e econômico do estado e, no caso dos homens, se alistar no exército serviço militar obrigatório ao atingir a maioridade.

A cidadania é algo que não se aprende em livros, mas sim na convivência social e pública, por isso, todo indivíduo deve exercitar a cidadania perante a sociedade, o governo, a natureza e com o próximo, estabelecendo assim relações de cidadania relacionadas com a solidariedade, democracia, direitos humanos, ética e ecologia.

Quer saber mais sobre cidadania? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Veja mais sobre cidadania




Thaís
29/01/14

Relacionados com O que é cidadania

Mais informações por email.

Comentar sobre O que é cidadania

  1. Cidadania direitos politicos,sociais ,luta pelos direitos humanos,contextos sociais dentro de cidades,liberdade de expressao, obviamente cidadania e respeitos a humanidade.
    As etinias os direitos religiosos, e de todas as raças, todas as culturas

    Sarah leticia

Destaque

Caixa Postal TIM de outro telefone

Caixa Postal TIM de outro telefone