O que é sustentabilidade ecológica

Ter atitudes sustentáveis é a melhor maneira de salvar o planeta e evitar desastres ecológicos, preservar a vida e o meio ambiente.

Globo terrestrePor conta das primeiras percepções sobre os riscos ambientais e ameaças à vida no planeta, o termo sustentabilidade faz parte da vida contemporânea, afinal de contas, o ambiente é fundamental para a vida e devemos conservá-lo ao máximo.

Questões ambientais e ecológicas sempre conceituaram o termo sustentabilidade, por isso, pensar em ações sustentáveis é o lema para muitas empresas da atualidade. Porém, mesmo sendo algo tão recente e tão falado na mídia, muitos ainda não sabem o que significa sustentabilidade ecológica e quais atitudes tomar para ajudar o meio ambiente.

                       

O que é sustentabilidade ecológica

Segurando mudaSustentabilidade ecológica ainda é um termo muito recente, mas que é essencial para o meio ambiente e para o futuro que está por vir. De modo geral, sustentabilidade ecológica significa que devemos preservar os recursos naturais existentes para que possamos utilizá-los no futuro. Atualmente, consumimos muito mais do que somos capazes de produzir, tiramos da terra muito mais do que ela pode nos dar e para ajudar desperdiçamos muita coisa que poderia ser utilizada. Se continuarmos com a mesma atitude e pensamento, certamente faltará muita coisa no futuro o que causará desastres ecológicos, fome, extinção e pobreza.

Como ter atitudes sustentáveis

Plantação orgânica de alfacePor conta desses desastres que já andam acontecendo no mundo todo, muitos estão estudando o ecossistema para que se possam aplicar práticas sustentáveis tanto no dia a dia da população como também nas grandes empresas, visando sempre à diminuição do impacto ambiental e a reconstituição do solo. Para se atitudes sustentáveis com o meio ambiente devemos reduzir os resíduos tóxicos e poluentes, fazer a reciclagem de materiais, conservar o solo e o meio ambiente, usar tecnologias limpas e renováveis e dar maior atenção à proteção ambiental.

Atitudes sustentáveis no dia a dia

Lixo reciclávelTer atitudes sustentáveis no dia a dia é uma maneira de fazer a diferença. Entre as atitudes que devemos tomar estão: fechar bem as torneiras, desligar o chuveiro enquanto está se esfregando, definir um dia para lavar as roupas, separar o lixo reciclável do lixo não reciclável, aproveitar a água das roupas para lavar o quintal e a calçada, diminuir o uso de sacolas plásticas, não jogar lixo na rua, usar lâmpadas fluorescentes, apagar as lâmpadas quando não houver necessidade de deixá-las acessas, fazer rodízio com os carros entre os amigos para ir ao trabalho ou levar os filhos para a escola, tirar todos os eletrodomésticos da tomada, vá a pé aos lugares próximos de sua casa, eduque seus filhos sobre a importância de cuidar da natureza e não provoque queimadas.

Segundo especialistas no assunto, a sustentabilidade ecológica pode e deve ser considerada uma das melhores maneiras para se garantir o desenvolvimento sustentável, focando principalmente no bem estar ambiental e acompanhando o crescimento econômico, garantindo assim recursos naturais para que a raça humana continue vivendo, respeitando os limites da Terra.

Mais assuntos sobre sustentabilidade

 

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
29/06/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook