O que é sustentabilidade resumo

Ser sustentável é ter a consciência que somos responsáveis em promover o melhor, para nós, para os outros e para o meio ambiente.

Pessoa segurando uma árvore nas mãosMuitas pessoas já ouviram falar, porém poucas sabem o que é sustentabilidade. Trata-se de um termo moderno que se alastrou rapidamente, inserindo-se na linguagem politicamente correta das empresas, dos meios de comunicação e das organizações da sociedade civil. No contexto geral, significa o que se pode e o que se deve fazer para dar sustento às necessidades do homem, sem que para isso aconteça qualquer agressão que prejudique o futuro da população. Estas ações denominadas sustentáveis promoverão ao planeta condições que podem levar ao desenvolvimento de todas as formas de vida existentes. Nestas condições, haverá o crescimento do poder da sustentabilidade natural do planeta.

Desenvolvimento Sustentável

Ilustração do planetaAs ações sustentáveis são definidas como a capacidade do ser humano interagir com o mundo sem que isso comprometa o meio ambiente, preservando assim os recursos naturais para gerações futuras, por isso os diversos setores da sociedade como o econômico, político, social, cultural ou do meio ambiente, carecem de medidas que viabilizem um correto planejamento para atender as suas necessidades de hoje, usando os recursos naturais de forma eficiente, para que estes não se percam, comprometendo assim as próximas gerações.

         

Sustentabilidade ações práticas

Ilustração de pessoas em torno do planetaAlgumas ações voltadas à sustentabilidade vêm sendo realizadas como, o controle a utilização e manutenção adequada das matas com replante, estimular a produção de alimentos naturais, bem como o seu consumo, haja visto serem saudáveis ao homem. Não permitir o aproveitamento dos recursos minerais de forma desenfreada e sem programação. Procurar meios de energia alternativos limpos e restauráveis, preservando a qualidade da atmosfera. Investir e promover comportamentos individuais e de empresas no reaproveitamento de resíduos sólidos, garantindo retorno financeiro e menos lixo na natureza. Incrementar soluções gerenciais nas empresas visando perdas desnecessárias, bem como, produção mais econômica. Fornecer elementos que visem o controle adequado na utilização da água, não contaminando leitos de rios e do mar, visando tratamento aos já atingidos pela poluição.

Sustentabilidade benefícios

Mulher e planetaCom todas estas ações realizadas pelo homem, possibilitarão condições de desenvolvimento e até de sobrevivência da vida no planeta. As gerações futuras terão ainda o meio ambiente preservado, dando a eles também a oportunidade de manter tudo o que receberam relativo aos recursos naturais.

Cada indivíduo por si só, fazendo a sua parte na preservação e utilização racional dos recursos naturais, será um exemplo importante de cidadão consciente para a sua comunidade e  entorno.

Leia mais sobre sustentabilidade

0 voto



Adeni
15/06/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Gostaria muito de poder estender meus conhecimentos , e utilizar da pratica Sustentabilidade.
    Notamos que em todos os segmentos da vida estamos caminhando juntos a crescimento e desenvolvimento com desigualdade, será que podemos fazer essa diferença em poder prever e até amparar a metodologia Sustentabilidade para esses equilibrio da natureza?
    Esse comentario gostaria de rever com mais ampliações tecnicas e cientificas.
    Att;Profº Drº Moraes

    João Batista Moraes [APdia210]
    22/02/14 às 10:10
  2. muito bomm

    mariianyy
    15/02/14 às 14:20
  3. vcs me ajudaram muuito

    leleh
    04/11/13 às 15:51
  4. muito bom tb estou estudando sobre o assunto ,e tenho que fazer uma pesquisa sobre o assunto me ajudou muito .

    mariane
    25/10/13 às 9:03
  5. estou estudado sobre o assunto ee ehh miuito bom fik por dentro

    Luanasantosfc
    06/09/12 às 8:47