O que é sustentabilidade social e ambiental resumo

As sustentabilidades sociais e ambientais devem andar de mãos dadas, pois, uma depende da outra e, o homem depende de ambas.

Menina abraçando árvoreO termo sustentar significa conservar, equilibrar, proteger. Transferindo essas definições através de ações em favor do planeta e à preservação da vida, ele adquire o significado atual de sustentabilidade. Trata-se, então, de procedimentos previamente organizados e que, sendo postos em prática da mesma forma, propiciarão o desenvolvimento econômico e a manutenção e equilíbrio do ecossistema. Fica claro que essas medidas devem ser plenamente realistas e executáveis nos diversos setores, incluindo nestes o meio social e o meio ambiente.

Sustentabilidade Social

Homem segurando árvore nas mãosNeste crescente mundo capitalista, o homem, bem como, o seu espaço urbano, sofreram mutilações, muitas delas irreparáveis. As diferencias sociais, o uso abusivo e excessivo dos recursos naturais, talvez pela ignorância e o crescente aumento da população, são elementos que devem ser combatidos no âmbito da sustentabilidade social. Dentro do contexto social, é correto afirmar que a sociedade se rende ao convívio com outros segmentos de base dessa mesma sociedade sendo, no caso, o ingresso à educação, a evolução das técnicas industriais, econômicas e financeiras, bem como, de outros elementos de espécie política e ambiental. Desta forma, necessário se faz que, para contornar ou resolver esses desrespeitos sociais, haja de princípio responsabilidades sociais para que esse setor seja agregado à sustentabilidade.

                       

A sustentabilidade social implica na felicidade concreta de uma sociedade para hoje e que se reflita no amanhã da mesma maneira. A concretização para esse bem estar dos homens deve ser promovida por campanhas instaladas tanto pelo poder público, como pelo privado, na aplicação de projetos consistentes e com participação da sociedade, a maior interessada.

Sustentabilidade Ambiental

Folha com ilustração do planeta como orvalhoA sustentabilidade ambiental está em estreita relação com o desenvolvimento econômico e a preservação da natureza. É o próprio planeta que necessita sobreviver com proteção e que siga da mesma forma no futuro. Para esse segmento também, procedimentos concretos devem ser implantados nos diversos setores das atividades humanas, como a utilização de mananciais de energia que sejam renováveis, em substituição a aquelas que não são, como no caso, o combustível extraído da cana de açúcar e no uso consciente de outras diversas fontes como a água, por exemplo. O setor industrial também está inserido nas questões ambientais, como: utilização de energias limpas, como, por exemplo, o gás que é liberado dos aterros sanitários, que pode servir também à população do entorno. Empresas que se utilizam da flora na fabricação de seus produtos, devem, como já o fazem, tanto o replantio da vegetação utilizada, como para a recuperação de áreas devastadas.

Procedimentos públicos devem ratificar a sustentação do meio ambiente com investimentos em tecnologia que permitam a extração e o desenvolvimento social. A propaganda mostra, a educação fornece o conhecimento e a lei regulamenta.

Mais assuntos relacionados à sustentabilidade

1 voto


Adeni
22/06/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook