O que é uma bolsa de valores?

Quer investir dinheiro, mas não sabe como e onde? Saiba o que é a bolsa de valores e as principais instituições do mundo!

Com origem na antiguidade, onde os comerciantes da época se reuniam e faziam seus negócios, a comercialização fazia muito sucesso. Mas, com a globalização houve a necessidade de se criar um mercado onde fosse possível comercializar com países estrangeiros de maneira fácil e segura. Com isso, criou-se a bolsa de valores, uma organização onde se encontra ações e títulos de empresas cujo capital pode ser público, privado ou misto.

A bolsa de valores é caracterizada como uma instituição privada que visa facilitar as transações proporcionando meios necessários para a negociação de títulos de valores, buscando sempre o desenvolvimento do mercado de valores. Veja como funciona a bolsa de valores e as principais instituições de ações do Brasil e do mundo:

Como funciona a bolsa de valores?

A bolsa de valores funciona a partir de ações, ou seja, a menor parte do capital de uma empresa, com isso se uma pessoa investir em uma ação ela se torna um sócio da empresa. E, para se investir em ações, as mesmas devem ser negociadas, ou seja, a compra e a venda das ações de empresas públicas, privadas ou mistas acontecem na bolsa de valores, que no Brasil é conhecida como Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).

Mas, para que poder participar das negociações é preciso primeiramente se tornar um investidor por meio de um cadastro feito nas corretoras habilitadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as quais podem ser encontradas no site da Bovespa, no item Corretoras. Os dados necessários para efetuar o cadastro são nome completo, profissão, endereço e os documentos RG, CPF e comprovante de residência, além de uma quantia de investimento para a abertura da conta que é determinado por cada corretora.

Principais bolsas de valores do Brasil

No Brasil, as duas bolsas de valores principais são:

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), fundada em 1890, é considerada o principal mercado de negociação de ações de empresas com capital aberto do Brasil.

Bovespa

E a BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), um importante mercado de negociação brasileiro, é responsável pela negociação de contratos e minicontratos futuros de ativos financeiros ou commodities, ou seja, a BM&F negocia o Dólar, Euro, DI, Ouro, Café Arábica, Soja e Milho, Boi Gordo e Etanol.

Mais sobre O que é uma bolsa de valores?

Em 2008, as duas bolsas de valores se fundiram e a Bovespa começou a operar junto com a BM&F, dando início assim ao BMF&Bovespa.

Principais bolsas de valores do mundo

Com relação às principais bolsas de valores estrangeiras, estão:

A NYSE (Nem York Stock Exchange), fundada em 1792, é a mais antiga e lendária bolsa de valores do mundo. Seu mercado principal concentra-se nos valores imobiliários do mundo todo, por isso, é considerada o principal centro financeiro mundial, localizado na cidade de Wall Street.

Bolsa de valores Nasdaq

E a NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations), a famosa bolsa de valores eletrônica que trouxe ao mundo do mercado financeiro uma evolução em 1971. É uma instituição norte-americana e é a segunda bolsa de valores com melhor capital financeiro do mundo, ficando atrás somente da NYSE.

Os valores de investimento na bolsa de valores variam de acordo com a corretora que efetuou o cadastro de futuro investidor e os preços das ações que estão à venda e que serão compradas.

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre a Bolsa de Valores e suas funções.




Thaís
26/11/13

Mais informações por email.

Comentar sobre O que é uma bolsa de valores?

Destaque

Lembrancinhas para casamento baratas

Lembrancinhas para casamento baratas