O que é vestibular?

O vestibular é realizado todo ano para o ingresso de novos estudantes no ensino superior. Confira o que é e como funciona essa prova.

Como-Estudar-para-Provas

Sinônimo de uma mistura de emoções e sentimentos, o vestibular adotado no Brasil desde 1911 é uma fase bastante difícil e cheia de tensão que faz parte da vida dos jovens que estão finalizando o ciclo escolar, o ensino médio e, que sonham ingressar nas faculdades ou universidades públicas, federais ou privadas do país.

Derivado do termo em latim “vestibulum” que significa “entrada; começo” o vestibular é um processo de seleção realizado pelas instituições de ensino superior do Brasil por meio de uma prova que contempla todo o conteúdo exigido durante o ensino médio, a qual é composta por questões de múltipla escolha, dissertativas e redação, o qual pode ser realizado em uma única fase ou múltiplas fases como é o caso da maioria das faculdades públicas.

Mas, com o aumento de candidatos concorrendo a uma mesma vaga, a ampliação de número de vagas, o aumento no número de cursos superiores e o crescimento de inscritos em instituições de ensino superior, houve a necessidade de se fazer algumas mudanças no vestibular, com isso foi criado o vestibular unificado, o agendado e o continuado. Conheça melhor cada um:

O que é vestibular unificado?

Desde sua adoção em 1911, o vestibular sempre foi realizado de acordo com os critérios de cada instituição, mas com a criação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 1998 que visa avaliar o desempenho dos estudantes que estão chegando ao fim do ensino médio, o MEC (Ministério da Saúde) cogitou em criar um sistema de seleção unificada, o qual só entrou em vigor em 2009 com a criação do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e que é adotado por centenas de universidades e faculdades públicas e federais do Brasil.

enem

Desta maneira, a prova para ingresso no ensino superior para as instituições que aderiram ao vestibular unificado é o exame do Enem, que deve ser feito anualmente e, a partir da nota obtida, o candidato se inscreve nas instituições e nos cursos de interesse, seguindo sempre as regras do sistema. Para saber se a instituição de interesse faz parte do vestibular unificado, acesse o site do Sisu.

O que é vestibular agendado?

Diferente do vestibular tradicional onde todos os candidatos inscritos realizam a prova no mesmo dia, horário e local estimulado pela comissão de organização do vestibular, no vestibular agendado quem escolhe quando faz a prova é o candidato.

fazendo prova

Mais sobre O que é vestibular?

As instituições de ensino superior que aderem ao vestibular agendado visam uma maior flexibilidade aos candidatos, facilitando o ingresso de alunos que não conseguem participar do vestibular tradicional, disponibilizando então horários e dias mais flexíveis, assim você faz o vestibular sozinho ou em grupo em um espaço preparado para recebê-lo no dia e horário agendado.

O que é vestibular continuado?

Já o vestibular continuado é para os atrasados que deixam tudo para a última hora ou aqueles que ficaram esperando rodar a lista de espera de outra instituição, mas que no final as vagas foram todas preenchidas. Com o vestibular continuado é possível ingressar no curso superior mesmo que o período letivo já tenha começado.

estudando

O vestibular continuado é realizado também por instituições que realizam o vestibular tradicional e, após o período de inscrições, acabam por sobrar vagas remanescentes, com isso, elas abrem inscrições para o vestibular continuado com o objetivo de preencher o número de vagas dos cursos, neste caso, você deve procurar a secretaria da instituição, se inscrever e agendar seu vestibular.

E para você que pretende passar no vestibular veja o vídeo do Youtube e confira dicas de quem já foi aprovado nas melhores Universidades do país.




Thaís
19/12/13

Mais informações por email.

Comentar sobre O que é vestibular?

Destaque

Guia de viagens para Miami

Guia de viagens para Miami