O que são alimentos funcionais?

A busca pelos alimentos funcionais está crescendo devido aos seus benefícios. Por isso, conheça os alimentos e seus benefícios.

Considerados pelo Ministério da Saúde como alimentos ou ainda ingredientes capazes de produzir uma série de efeitos benéficos á saúde e também ao organismo, os alimentos funcionais estão ganhando cada vez mais espaço na mídia e na vida de uma pequena parcela da população que visa à vida e a alimentação saudável.

Conhecidos popularmente como “medicamento natural”, os alimentos funcionais quando ingeridos regularmente em conjunto com uma alimentação saudável é capaz de trazer inúmeros benefícios que estão diretamente relacionados com a prevenção de uma série de doenças.

E, é pensando em um hábito alimentar mais saudável e em um estilo de vida melhor que muitas pessoas acabam por buscar informações sobre os alimentos funcionais, por isso, o Portal ZUN separou alguns benefícios e quais os principais alimentos classificados como funcionais, confira!

Alimentos funcionais e os benefícios à saúde

Responsáveis por colaborar na melhora do metabolismo e prevenção de problemas de saúde, os alimentos funcionais trazem benefícios quando sua ingestão é diária e nas quantidades recomendadas pelos nutricionistas.

Mulher comendo salada

Com uma gama de benefícios devido à variedade de alimentos funcionais já legalizados pela ANVISA, os principais e de grande importância são: o combate e prevenção de tumores malignos, diminuição das taxas do colesterol LDL, categorizado como colesterol mau, aumento do colesterol HDL considerado bom para o nosso organismo, controle ou diminuição da pressão arterial, combate e prevenção de doenças cardiovasculares, regulação do intestino, alívio dos sintomas da TPM e da prisão de ventre, ativação da flora bacteriana saudável presente no intestino, proteção do sistema imunológico e melhora do funcionamento do sistema digestivo.

Exemplos de alimentos funcionais

Entre os alimentos funcionais já legalizados pela ANVISA está à aveia, um alimento integral que ajuda a diminuir o colesterol LDL, além de melhorar problemas intestinais e diminuir o risco de desenvolver câncer; o alho, responsável por reduzir a hipertensão arterial, aumentar os níveis de colesterol HDL e diminuir o LDL; o azeite extra virgem que previne doenças do coração; casca da uva e vinho tinto que são responsáveis por diminuir a incidência de alguns tipos de câncer, reduzir o colesterol e estimular o sistema imunológico.

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Mas, além desses alimentos, são categorizados como funcionais a soja e seus derivados, peixes marinhos como sardinha e atum, chá verde, castanha do Pará, linhaça, castanha de caju, gergelim, tomate, goiaba vermelha, pimentão vermelho, couve-flor, repolho, brócolis, rabanete, mostarda, grãos integrais como centeio, cevada, farelo de trigo, leites fermentados, iogurte e mel.

Segundo a ANVISA, além de possuírem suas características nutricionais básicas, os alimentos funcionais apresentam ainda componentes capazes de melhorar e prevenir nosso organismo, por isso, sua procura cresce devido aos inúmeros estudos que comprovam sua eficácia e graças à população que visa saúde e bem-estar, mas antes de definir e introduzi-los em seu cardápio diário, recomenda-se a visita a um nutricionista para que o mesmo te ajude na escolha das porções balanceadas e nas necessidades recomendadas para cada indivíduo.

E, para quem gosta de cuidar da saúde, assista ao vídeo e veja mais informações sobre os alimentos funcionais e quais os benefícios de cada um dele para a saúde.

Saiba mais sobre os alimentos funcionais




Thaís
30/10/13

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