O que são animais diurnos?

Especialistas em enxergar na claridade, a lista de espécies de animais diurnos é imensa. Confira o que são e veja alguns exemplos.

Suricatas

Pertencentes ao reino Animalia, os animais são seres pluricelulares com células eucariontes que formam diferentes espécies que possuem a capacidade de responder ao meio ambiente e nele se desenvolver, crescer e viver. Cada qual com suas características particulares, os animais são bem diferentes uns dos outros, pois cada um apresenta um habitat específico, hábitos alimentares diferentes e estilo de viver variados, seja na floresta ou nos grandes centros urbanos.

                       

Além disso, os animais apresentam hábitos diferentes, ou seja, algumas espécies possuem hábitos noturnos e só saem para caçar e se alimentar durante a noite, já outros, praticam suas atividades durante o dia, por isso, apresentam hábitos diurnos. Conheça mais sobre as principais espécies de animais com hábitos diurnos e suas características:

Hábitos de animais diurnos

Mico-leão-dourado

Diferente dos animais de hábitos noturnos, os animais diurnos possuem dois tipos de fotorreceptores que nada mais são que células presentes na retina do globo ocular. Os animais noturnos possuem apelas bastonetes nos olhos, por isso, possuem uma retina extremamente sensível à luz e não são capazes de distinguir as cores.

Já os animais diurnos, possuem bastonetes e cones que permitem visualizar imagens projetadas mais visíveis e com cor. E, é por essa diferença, que os animais são divididos em espécies de animais de hábito noturno e de hábito diurno, já que os animais diurnos não se adaptam bem à noite e vice-versa.

Os animais diurnos caçam, se locomovem, brincam e fazem suas necessidades durante o dia e, ao anoitecer vão para lugares que se sentem seguros e protegidos, já que a visão à noite acaba ficando comprometida.

Espécies de animais diurnos

Camaleão

Adaptados para realizarem suas atividades durante o dia, o grupo de espécies de animais diurnos é bem grande e entre os principais exemplos está o camaleão, pertencente à família dos lagartos, o camaleão usa a luz do dia para se camuflar nas árvores, flores e vegetações de seu habitat, protegendo-se contra o perigo.

Quati

Outro exemplo de animal diurno é o quati, uma espécie de mamífero da ordem Carnívora que se alimenta de minhocas, insetos e frutas, vivem no alto das árvores e só desce quando amanhece.

Os orangotangos também são animais diurnos, pois começam a se alimentar ao amanhecer, descansam no período da tarde e, ao anoitecer, começam a se preparar para dormir nos topos das árvores.

Orangotango mãe com seu filhote

E, além dessas espécies de animais citadas, o tamanduá bandeira é um animal diurno e noturno, o bicho preguiça é um animal diurno, a ariranha só realiza suas atividades durante o dia, o furão que faz suas atividades em grupo durante o dia, o jacaré do papo amarelo que fica camuflado durante o dia e o peixe-boi que possui olhos pequenos, por isso, realiza suas atividades principais durante o dia.

Capazes de aproveitar a claridade do dia e distinguir algumas cores, os animais de hábitos diurnos também possuem habilidades para realizar suas atividades noturnas, entretanto, são inferiores aos animais de hábitos noturnos que são especializados em enxergar a noite.

Mais artigos sobre animais

Nenhum voto, seja o primeiro


Thaís
06/02/14


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook