O que são animais noturnos?

Conheça mais as espécies de animais noturnos e veja quais suas características porque preferem e se adaptam melhor no período noturno.

CorujaOs animais noturnos apresentam hábitos diferenciados dos demais animais que vivem de forma tranquila durante o dia. São vários os tipos de espécies de animais noturnos que possuem alguns mecanismos, os quais beneficiam suas vidas noturnas, como caçar e se locomover sem maiores dificuldades. Embora não sejam todos, alguns animais se adaptam com a vida noturna conforme seu desenvolvimento como, por exemplo, as rãs e sapos que devido a sua pele sensível têm melhor adaptação ao período da noite.

Outro grande exemplo de animais noturnos é o morcego, que passa o período do dia em cavernas ou grutas escuras e úmidas e sai somente a noite para se alimentar. Alguns animais noturnos são favorecidos a noite como os gambás e outros animais pequenos que fogem dos temíveis predadores se escondendo durante o dia e saindo para se alimentar a noite sem serem notados.

                       

Hábitos de animais noturnos

O hábito de trocar o dia pela noite é bastante comum para a maioria dos felinos e algumas espécies de animais. Muitos animais se reproduzem, se alimentam e marcam território no período da noite. Os animais noturnos possuem características bem diferenciadas como, por exemplo, conter excelente visão a noite, olfato e audição mais apurados entre outras características que os beneficiam na hora da caça. Alguns zoológicos permitem a entrada de visitantes para que haja esse contato com os animais noturnos e suas atividades.

Morcego caçando escorpião

Uma curiosidade muito interessante dos animais noturnos são os olhos, em sua maioria tem olhos bastonetes, que é o fotorreceptores da retina do globo ocular, são muitos sensíveis a luz, portanto não enxergam quase nada do durante o dia sem poder definir cores. Por não possuírem uma visão tão boa, utilizam de outros mecanismos como os sensoriais. Um grande exemplo são as corujas que com um sistema auditivo aguçado permite rastrear suas presas sem ter a necessidade de visualização.

Espécies de animais noturnos

Leopardo

Assim como os animais diurnos, os noturnos também têm suas funções e características na natureza. Muitas espécies que conhecemos têm hábitos noturnos e por isso é bastante comum nos admirarmos como eles são tranquilos e ficam somente escondidos e deitados em cavernas ou grutas no período do dia. Por mais que o ambiente possa ser o mesmo, muitos animais se adaptam melhor no período da noite, pois o clima é mais ameno e a umidade do ar é mais elevada favorecendo seu determinado tipo de pele e visão.

Entre os animais mais conhecidos que contêm hábitos noturnos estão o morcego, rãs e sapos, lagartos, gambás, corujas, cobras, jaritataca, jaguar, kakapo, texugo, guaxinim, vaga-lume, tarântula, rato, escorpião, gerbil, ouriço, raposa, onça, bicho preguiça, gato-do-mato, maracajá, jaguatirica, a suçuarana, gato-palheiro, lobo-guará entre outros.

A forma de proteção é um dos fatores nos quais os animais noturnos encontram para viver, sendo mais ativo somente no período da noite. Grande maioria dos animais noturnos vive em regiões muito quentes e veem a necessidade de proteger sua pele e até mesmo a vida, desfrutando melhor o período noturno em que o clima é mais agradável e menos perigoso.

Confira um pouco mais sobre os animais noturnos no vídeo abaixo do Youtube.

Mundo Incrível dos animais - animais noturnos

Saiba mais sobre os animais noturnos

Nenhum voto, seja o primeiro






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook