Odor nas axilas como acabar

Não quer passar vergonha em público? Aqui, um pequeno tutorial para acabar com o mal cheiro nas axilas, o popular "cecê".

Homem com mau cheiro nas axilasMuita gente sofre com um “problema” que causa bastante desconforto, principalmente em ambientes com muitas pessoas: o odor proveniente das axilas. O que muitos não sabem, é que pode se tratar de uma disfunção hormonal, que estimula a produção excessiva de suor pelas glândulas sudoríparas. As glândulas podem ser divididas em dois grupos: écrinas e apócrinas. As glândulas écrinas são responsáveis pela produção do suor aquoso e sem cheiro. As apócrinas, por sua vez, produzem um suor mais “leitoso”, e em menor quantidade. Apesar disso, sob a ação das bactérias existentes na pele, o suor apócrino exala um odor bastante forte.

Como acabar

Assim, o melhor a fazer é utilizar um desodorante aerosol anti-transpirante para diminuir a produção de suor. Ao tomar banho, lave as axilas com uma bucha vegetal e sabonete antisséptico, que elimina as bactérias na região. Uma dica bastante valiosa é a remoção dos pelos na região, pois estes ficam impregnados com o odor e podem acumular bactérias causadoras do mau cheiro.

                       

Para homens

Leite de magnésia é uma opção para acabar com o cheiro de 'cecê'“Mas eu sou homem, fica esquisito sem pelos nas axilas. O que eu faço?”. Tudo bem, você prefere não raspar as axilas. Entretanto, há medidas que podem ser tomadas para evitar o cheiro de “cecê”. Além do banho com bucha vegetal, pode-se utilizar leite de magnésia como desodorante, pois ele suprime a ação das bactérias, o odor e a produção excessiva de suor. Outra dica que ouvimos comumente, é que se passarmos álcool com bicarbonato de sódio, o cheiro desaparece. De fato o cheiro de suor não estará presente por um tempo, mas o do álcool será constante.

Alternativas

Vale lembrar que um anti-transpirante de efeito 24 horas poderá ser utilizado a cada 12 horas, potencializando assim o seu efeito. Para quem não quer que as roupas fiquem manchadas devido ao desodorante, há no mercado uma grande variedade de marcas que oferecem o chamado aerosol seco, ou fórmulas que evitam manchas. Lembre-se também de nunca usar uma camisa ou camiseta por mais de um dia sem lavar, e sempre pendure ao sol antes de colocar no cesto de roupa suja, a fim de evitar a proliferação de bactérias.

Evite também utilizar desodorantes com perfumes, optando sempre pelos neutros, que não contém aroma.Caso o problema seja a produção excessiva pelas glândulas sudoríparas, procure um endocrinologista ou dermatologista, que indicará o tratamento mais adequado para o caso.

Dessa forma, não precisará se preocupar com o mau cheiro nas axilas ao encontrar alguém na rua, ou em uma reunião profissional ou social, evitando assim o constrangimento.

1 voto



Amoedo
04/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook