Olhos amarelados em recém nascido

A icterícia deixa o bebê amarelado, mas não é considerada uma doença, é muito comum aparecer principalmente em bebês prematuros.

BebêMuito comum em recém-nascido e popularmente conhecido como amarelão, a icterícia neonatalé uma alteração fisiológica na coloração do branco dos olhos, que muda para um tom amarelado, deixando os olhos amarelados no bebê.

Este tipo de alteração não é caracterizado como doença pelos pediatras, visto que 50% dos recém-nascidos apresentam esse problema que se manifesta entre o 2º ou 3º dia de vida dos bebês, não oferece risco, porém precisa ser tratado corretamente.

                       
Ilustração de um bebê saudável e outro com icterícia.

Bebê saudável e bebê com icterícia

Causa

Acontece pelo excesso de um pigmento amarelado produzido pelo metabolismo das células vermelhas, chamado de bilirrubina. O que ocorre é que o fígado do bebê não consegue manter a quantidade produzida, acumulando o excesso no sangue, deixando-o amarelado. A cor amarelada aparece primeiro no rosto e depois vai se espalhando pelo tórax, abdômen e pernas.

Tratamento

Bebê dormindoNa maioria dos casos a icterícia regride espontaneamente por volta do décimo dia de vida, porém o banho de sol é o tratamento mais comum e muito importante, pois ajuda a eliminar a bilirrubina. Deve ser feito pela manhã ou a tardezinha, sendo que o tempo de duração será estabelecido pelo pediatra. Nos casos mais intensos a fototerapia pode ser indicada, trata-se de um procedimento em que o bebê recebe de luz direta.

Outros casos

Existem outros casos em que a icterícia é mais grave, um deles é a incompatibilidade de grupo sanguíneo, normalmente aparece no 1º dia de vida e é a forma mais grave, pois neste caso os anticorpos da mãe destroem os componentes dos glóbulos vermelhos do bebê produzindo em excesso a bilirrubina. Por isso é muito importante o acompanhamento médico antes, durante e após o nascimento do bebê.

Cuidados com o recém-nascido são sempre necessários, por isso fique sempre atento a qualquer sintoma diferente que seu bebê apresentar. A icterícia normalmente não é causa de grandes preocupações, mas nada substitui uma avaliação médica.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Juliana
05/01/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. meu netinho esta com 4 dias de vida ele esta com o branco dos olhos amarelado

    elisangela de sousa
    27/12/13 às 16:53
  2. Meu filho nasceu no dia 08/04/13 no hosp. Sta Catarina… os pediatras não falaram nada acerca dos olhos do bebê que estavam meio amarelados e não foi falado nada sobre icterícia.
    A pediatra dele está de férias… de Qualquer forma obrigado, gostei muito deste site!!

    Roger Anderson Santos
    15/04/13 às 19:53
  3. meu  bebe tem  vinte  dias  estou  preoculpada os olhinhos dele esta amarelos ainda obirgado….

    luciane
    11/10/12 às 11:48