Onde nasce o Rio Amazonas e onde deságua

O Rio Amazonas desempenha um papel muito importante na natureza, mas muitas pessoas desconhecem sua história, por exemplo.

rio AmazonasO Rio Amazonas é maior rio do mundo em volume de água, só perde em extensão para o Rio Nilo e ainda é responsável por um dos maiores fluxos pluviais do mundo. A maior bacia hidrográfica do planeta ultrapassa seus sete milhões de quilômetros quadrados, durante as chuvas os pontos mais largos chegam a até 50 km e nas épocas de secas, seus tamanhos se triplicam nas épocas chuvosas.

Atualmente o rio recebe visitações e embarcações específicas para navegar, mas há séculos poucas pessoas tinham acesso à navegação do rio. Pelo menos um quinto de toda a água doce que deságua no oceano pertence ao rio Amazonas.

                       

Nascente

rio ApurímacSe localiza na região ocidental alta da Cordilheira dos Andes, no sul do Peru mais precisamente no rio Apurímac unindo-se ao rio Urubamba e passando por diversas regiões e ainda recebe vários nomes em todo o percurso como rio Tambo, Ucayali, rio Ene, rio Solimões entre outros. Chegando a território brasileiro se une ao Rio Negro e só então é chamado de Rio Amazonas.

Desaguar

rio TocantinsO rio deságua no Oceano Atlântico após entrar em território brasileiro e se unir com o Rio Tocantins ao norte do país, especificadamente no Delta do Amazonas. Toda sua extensão chega até 6,4 mil quilômetros, além do Brasil e Peru o rio também passa pela Colômbia.

Curiosidades

Vicente Yañez PinzónO Rio Amazonas foi descoberto por Vicente Yañez Pinzón que foi também o primeiro navegador em 1500. Em algumas regiões o rio chega a uma profundidade de até 200 metros e por segundo mais de 175 milhões de litros d’água são desaguados no Oceano Atlântico.

Em toda sua extensão há áreas nativas e rica diversidade da fauna e flora, regiões mais pesquisadas por biólogos e cientistas.

12 votes



Natalia
19/08/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook