ONGs de proteção aos animais

Com ações específicas que visam à luta pelo direito dos animais, as ONGs de proteção aos animais são de caráter voluntário e social.

Pata de cachorro a mão se tocandoNo Brasil e no mundo existem centenas de instituições que atuam de forma ativa na proteção dos animais, as quais são chamadas de ONGs (organizações não governamentais) que visam à conscientização e educação da sociedade perante aos animais, sejam eles de estimação, de rua ou aqueles específicos que não podem ser mantidos em cativeiro.

As ONGs ou Associação Protetora dos Animais, normalmente trabalham sem fins lucrativos, com doações de terceiros e a ajuda de voluntários que buscam um mundo melhor para os animais, os quais muitas vezes são maltratados, abandonados ou tem o seu habitat natural destruído pelo homem. Conheça mais sobre a importância das ONGs e algumas importantes no Brasil:

Importância das ONGs de proteção aos animais

Importância das ONGs de proteção aos animaisCom um pensamento mais humanizado e muitas vezes evoluído, muitas pessoas visam à busca pelos direitos dos animais através de novas formas de proteção, já que muitas vezes não se tem lei para a proteção dos animais. Com isso, a criação das ONGs vem ganhando seu espaço no mundo e é, talvez, a ação mais importante já realizada com o intuito de proteger os animais.

Caracterizada por ações sociais e políticas, as ONGs são fundações sem fins lucrativos, de caráter autônomo, por isso, vivem de patrocínios, doações e voluntariado e funcionam com o propósito direto de cuidado, carinho, atenção e defesa dos animais.

Com ações diversas em prol da proteção dos animais, as ONGs atuam no resgate e tratamento de animais abandonados, maltratados ou de rua, com o objetivo de devolvê-los ao habitat natural, ou no caso de animais de estimação, os animais são entregues para a adoção.

Além disso, há ONGs que lutam pelos direitos e por justiça em caso de maus tratos, ou seja, atuam de forma jurídica e muitas vezes não tem contato direto com o animal, visando uma luta na sociedade e a criação de uma legislação de proteção aos animais.

Principais ONGs de proteção aos animais

ONGs de proteção aos animaisLocalizadas em diferentes regiões e países, o Brasil possui algumas ONGs importantes que ajudam na busca pela proteção dos animais, entre elas, a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) localizada em São Paulo, Aliança Internacional do Animal (AILA) também em São Paulo, Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (SUIPA) no Rio de Janeiro, Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA) em Maceió, Abrigo Animal em Joinville, Associação Gaúcha de Proteção aos Animais (AGPA) localizada em Porto Alegre, Associação Imbeense de Proteção dos Animais (AIMPA) localizada em Imbé no Rio Grande do Sul, Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (ADASFA) em Aracajú, Associação Amigos de Patas em Porto Velho, Associação de Amparo e Defesa Animal Fiel Amigo em Campo Grande, Beco da Esperança localizada em Curitiba e, por fim, a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) em Teresina.

Mais sobre ONGs de proteção aos animais

Há ONGs especializadas nos cuidados de animais domésticos e de rua e ONGs específicas para animais que não podem ser mantidos em cativeiro sem a autorização do IBAMA que é o caso de animais traficados ou de circo que são maltratados e retirados de seu habitat natural.

Quer saber mais sobre as ONGs de proteção aos animais? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Veja mais sobre ONGs




Thaís
04/02/14

Mais informações por email.

Comentar sobre ONGs de proteção aos animais

  1. ficarei muito grato se consegui faz parte desta ONG,gosto muito de todos animais ,pincipalmente de gatos e cachorros.

    cledivaldo dantas de morais

Destaque

ONGs de proteção aos animais

ONGs de proteção aos animais