Origem da pizza e sua justificativa

A pizza tem origem histórica e seu consumo expandiu-se pelo mundo. Hoje, é um dos pratos mais solicitados no cardápio do brasileiro.

Pedaço de pizza.Um dos programas favoritos dos brasileiros é sair em um final de semana pra comer uma deliciosa pizza. Seja uma simples de muçarela ou mesmo as mais refinadas com bordas recheadas, não importa, o alimento tornou-se tão comum e é um dos mais apreciados em todo país. Mas será que ela realmente surgiu na Itália, conforme a maioria acredita? Qual era o principal objetivo quando inventaram a massa? Vamos descobrir logo abaixo:

Onde surgiu?

Navio no mar.Cerca de cinco mil anos atrás, os povos babilônico, egípcio e hebreu começaram a misturar a farinha de trigo com água para fazer pães em forma de disco chamados pão-de-abraão, semelhantes ao chamado “pão sírio”. Com as navegações e comércio existentes na época, a massa foi parar na Etrúria, região da península da Itália, e ali começou a sofrer algumas alterações até chegar à forma como conhecemos hoje.

                       

A pizza na Itália

Pizza italiana.A massa chegou à Nápoles por conta das Cruzadas e passou a ser preparada aberta (visto que anteriormente era dobrada como um cone) e recebeu a denominação “piscea”. Alimento tipicamente apreciado por classes mais baixas da sociedade, seu objetivo principal era “matar a fome” e normalmente recebia cobertura de toucinho, peixes e queijo.

A pizza no Brasil

Pedaço de pizza.A receita chegou ao Brasil com os imigrantes italianos no início do século XX, e hoje pode ser encontrada em grande parte das cidades brasileiras. Porém, foi no bairro paulistano do Brás, centro da colônia italiana na capital paulista, que a pizza começou a ser apreciada pelos brasileiros, graças à “Cantina Dom Carmeniélo”, que ajudou a disseminar a iguaria. No princípio, a tradição italiana era seguida à risca e as coberturas de muçarela e anchova eram as mais consumidas. Entretanto, à medida que as hortaliças e os embutidos foram se tornando mais acessíveis no país, o povo brasileiro, foi modificando os sabores que “recheavam” a massa.

Aos poucos as coberturas foram ficando cada vez mais diversificadas, chegando ao que conhecemos hoje, com “recheio” de strogonoff, frango e catupiry, e vários outros.

Nenhum voto, seja o primeiro



Lucimari
07/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Lara - 04/06/2013

    Maravilhoso tinha um Trabalho e me ajudou muito @portalzun vcs são otimos