Origem da vida na Terra resumo

A origem da vida na Terra possui diversas teorias, mas todas alegam que os seres vivos surgiram a partir de um ser primitivo simples.

planeta terraTodos os seres vivos existentes na Terra possuem um código genético e por conta disso, a maioria dos cientistas e biólogos acredita que toda vida existente no planeta é descendente de um único ancestral, o qual representa todos os seres vivos, sendo chamado de o último antepassado comum universal e de hipótese da biogênese.

A hipótese da biogênese nos ajuda a entender que todos são formados a partir de um pré-existente, entretanto, ela não explica como se dá o processo do surgimento de uma nova espécie a partir da outra. Para tentar explicar, surgiram algumas teorias sobre a origem da vida na Terra, conheça as mais aceitas pelos cientistas.

                       

Teoria da evolução química resumo

Esta é a teoria mais aceita pelos cientistas, seus precursores foram Haldane, Miller e Oparin. Nesta época a atmosfera terrestre era composta com gases como amoníaco, hidrogênio, vapor de água e metano e por conta das fortes descargas de relâmpagos e raios ultravioletas, ocorreram diversas reações químicas na atmosfera, o que levou ao surgimento primeiramente de moléculas orgânicas como açúcares, aminoácidos e álcoois.

teoria de evolução química

Essas moléculas foram arrastadas pela chuva até os mares e neste novo ambiente se reuniram e formaram moléculas orgânicas mais complexas, chamadas de proteínas, que em meio ácido formaram coacervados e posteriormente formaram pequenas gotas de microesferas, capazes de se autoduplicar, dando origem assim aos primeiros seres vivos da Terra.

Teoria da formação no fundo dos mares resumo

Outra explicação para a origem da vida também aceita pelos cientistas é que as moléculas precursoras da vida se formaram no fundo dos mares onde a água era aquecida pela lava dos vulcões, que era extremamente rica em gás sulfídrico, utilizada por determinado tipo de bactéria para produzir alimento e automaticamente se reproduzir, surgindo assim moléculas que estão protegidas dos meteoros e efeitos da evaporação por conta de estarem neste tipo de água.

fundo do mar

Teoria de moléculas provindas de cometas e meteoros resumo

Alguns acreditam também que a origem da vida e das primeiras moléculas orgânicas da Terra teria vindo de cometas e meteoros, que se misturaram a argila e a partir disso, formaram concentrados moleculares que produziram novas moléculas orgânicas, as quais eram capazes de se autoduplicar.

meteoro sob a terra

Com isso, pode-se concluir que os primeiros seres vivos que habitaram a Terra eram bastante simples, os quais cresceram e se partiam em pequenos pedaços que conseguiam manter suas características originais e assim se reproduziam.

No começo acredita-se que os primeiros seres vivos eram autotróficos por conta de o planeta não possuir moléculas orgânicas suficientes para suas multiplicações, por isso, viviam em locais protegidos como fontes termais submarinas. Depois disso, surgiram os seres vivos fotossintéticos, um passo decisivo na história do surgimento da vida na Terra e por último, o surgimento dos heterotróficos.

Veja no documentário abaixo as principais teorias e explicações para a origem da vida na Terra:

Mais assuntos sobre a origem da vida na Terra

1 voto



Thaís
19/06/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. muito bom para tarefas ou trabalhos

    Wallace Rodrigues Olimpio
    16/03/14 às 10:20
  2. gostei de aprender esse historia interessante da vida que e um misterio e outras pessoas nao sabem se existem outras vidas no outros pranetas beijos de parabens

    junior dias
    19/02/14 às 20:33
  3. Esse resumo é excelente… muito obrigado ele serviu muito para mim, e com ceretza ira servir para muito mais pessoas… bjus… continuem assim

    Lurdinha Oliveira
    28/07/13 às 23:37
  4. uau muito bom , amei.

    rayane martins
    29/05/13 às 10:16
  5. isso e bom de mais.

    Douglas Dirceu Megiatto Filho
    10/04/13 às 19:41
  6. concordo duda muito top

    lionel
    02/04/13 às 18:20
  7. muito top

    eduarda
    01/04/13 às 20:46
  8. otimo

    thays moura
    24/03/13 às 16:53
  9. muito boa

    vitoria
    14/03/13 às 10:11