Os animais da Amazônia

Com uma biodiversidade enorme de fauna e flora, a Amazônia é o único lugar do mundo habitado por milhares de espécies animais!

O Brasil é um país rico em diversidades, estas vão de cultura a uma miscigenação de raças. Mas, além disso, o Brasil também é rico em biodiversidade, pois é dono de uma imensa variedade de espécies animais, é esta variedade que compõem as diferentes faunas brasileiras.

Entre as faunas brasileiras a Amazônia é uma das mais diversificadas, pois é o lar de milhares de espécies animais, cada qual com sua característica. Por ser a maior área contínua de floresta tropical da Terra, a Amazônia serve para muitos animais como o último refúgio disponível para a vida selvagem, chegando a uma estimativa de 800 mil a 30 milhões de espécies diferentes de animais, criando assim o único lugar do mundo com uma biodiversidade animal tão extensa e ao mesmo tempo tão magnífica.

Porém, a Amazônia sofre com uma série de problemas climáticos e territoriais, como por exemplo, os dois períodos climáticos bem distintos que é a temporada da seca e a das chuvas, onde os animais precisam se adaptar às mudanças para sobreviver; e também aos problemas territoriais que abrange as queimadas, o desmatamento, a destruição do habitat que desabriga os animais e a caça que mata milhares de animais. Confira algumas espécies de animais que habitam este território e as espécies que se encontram em extinção.

Espécies de animais da Amazônia

Com milhares de animais a Amazônia é considerada a maior biodiversidade do mundo.

Entre os animais exóticos que vivem nesta região destaca-se a Anta, um animal herbívoro que tem hábitos solitários; a Arara um dos pássaros mais belos da fauna brasileira; os Botos que além de serem muito confundidos com os golfinhos ainda são integrantes de lendas e histórias da população local; o Gavião rei que é a maior ave de rapina do Brasil; o Jacaré que é um dos maiores répteis brasileiros; a Jiboia que também é uma das maiores cobras do mundo; Tatu galinha um animal que vive na terra, mas que consegue atravessar os rios caminhando pelo fundo sem respirar; o Tucano que possui um dos mais belos bicos, além de ser muito admirado devido a sua beleza; e o Uirapuru conhecido como o pássaro da felicidade com canto melodioso e lindo.

Animais da Amazônia ameaçados de extinção

Segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, o Ipaam, a Amazônia é o habitat de milhares de animais. Entre tantos animais de diferentes espécies, somente no Amazonas cerca de quarenta animais estão ameaçados de extinção devido à destruição do habitat, caça ilegal, tráfico de animais e desmatamento.

Mais sobre Os animais da Amazônia

Entre os animais ameaçados em extinção está o peixe-boi, o mamífero de maior alvo de caça predatória a Onça pintada, que também é o maior felino das Américas, é caçado desde a colonização; Tamanduá-bandeira que está em extinção por conta da destruição de seu habitat natural; Uacari-branco e o Macaco-aranha, espécies primatas traficados para uso em testes em animais; e por último o Gato Maracajá que está ameaçado devido à redução do seu habitat, além da comercialização de sua pele e sua domesticação, pois é um animal de pequeno porte.

Um lugar magnífico, a Amazônia é um dos lugares mais bonitos do Brasil e do mundo!

E, pra quem quer saber mais sobre este lugar incrível, assista ao vídeo e veja mais informações sobre alguns dos animais presentes na Amazônia.

Conheça mais sobre os animais da Amazônia

 




Thaís
31/10/13

Mais informações por email.

Comentar sobre Os animais da Amazônia

  1. visitando esta pagina de animais pássaros e outros tipos de animais da nossa amazônia me admirei muito são lindos

    Oliria Moraes

Destaque

Raça de cachorro Beagle

Raça de cachorro Beagle