Os atletas do atletismo brasileiro

O Brasil vem se destacando em diferentes modalidades do atletismo. Conheça alguns atletas brasileiros que fizeram história no esporte.

homem em salto em altura

O atletismo é uma modalidade esportiva que ganhou popularidade no Brasil ao longo dos anos, são diferentes provas e desafios. O Brasil possui uma grande equipe de atletismo, composta de homens e mulheres de diferentes idades, muitos deles vêm batendo recordes mundiais em algumas provas. Conheça um pouco mais sobre os atletas do atletismo brasileiro.

Os maiores atletas do atletismo brasileiro da história

O primeiro brasileiro a conseguir uma medalha em jogos olímpicos veio do atletismo. Foi em 1952, em Helsinque, na Finlândia, Adhemar Ferreira da Silva conseguiu a medalha de ouro na prova de salto triplo e na Olimpíada seguinte, repetiu a conquista. Ele veio a falecer em 2001 e Adhemar foi imortalizado no Hall da Fama do atletismo em 2012.

Outro grande nome do atletismo brasileiro é Joaquim Cruz. O atleta ganhou medalha de ouro nos 800m rasos na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, quebrando o recorde mundial até aí. Quatro anos depois, nos jogos olímpicos de Seul, na Coréia do Sul, Joaquim conquistou a medalha de prata. Ele também já foi campeão por duas vezes nos jogos Pan-americanos.

Adhemar Ferreira da Silva com medalha

Em 1968, Nelson Prudência foi medalhista de prata no salto triplo e bronze na Olimpíada seguinte. Já em 1976, em Monteral, João do Pulo conseguiu a prata no salto triplo. Um dos feitos mais recentes na história de Vanderlei Cordeiro de Lima, que conseguiu bronze na Olimpíada de Atenas.

As mulheres demoraram para se destacar no atletismo, pois inicialmente era um esporte mais masculino. Para as brasileiras essa demora foi ainda maior. Maurren Maggi foi a primeira atleta brasileira do atletismo a ganhar uma medalha de ouro, na prova de salto à distância, nos jogos olímpicos de Pequim, em 2008.

Recordes do atletismo brasileiro

Confira os cinco principais atletas que conseguiram recordes no atletismo brasileiro em cada gênero.

Masculino

Robson Caetano da Silva

Claudinei Quirino da Silva - 200m - 1999

Robson Caetano da Silva - 100m - 1988

Sanderlei Claro Parrela - 400m - 1999

Joaquim Carvalho Cruz - 800m- 1984

Joaquim Carvalho Cruz - 1000m - 1984

Mais sobre Os atletas do atletismo brasileiro

Feminino

Ana Claudia Lemos Silva

Ana Claudia Lemos Silva - 100m - 2013

Ana Claudia Lemos Silva - 200m - 2011

Maria Magnólia Souza Figueiredo - 400m- 1990

Luciana de Paula Mendes - 800m - 1994

Luciana de Paula Mendes - 1000m - 1995

Entre todos os atletas mundiais, os brasileiros do atletismo ganham cada vez mais reconhecimento e medalhas em importantes competições que são realizadas em todo o mundo.

Veja também neste vídeo do Youtube os maiores atletas da história do atletismo brasileiro:

Saiba mais sobre os atletas e atletismo brasileiro



Mais informações por email.

Comentar sobre Os atletas do atletismo brasileiro

Destaque

Principais sintomas da obesidade

Principais sintomas da obesidade