Os cinco sentidos do corpo humano

São os nossos sentidos que nos alertam para uma melhor compreensão das coisas que acontecem ao nosso redor e com nosso corpo.

Menina cheirando florÉ descrito em biologia e na área científica que estuda a mente e a inteligência humana que os sentidos são meios pelos quais os seres vivos têm grau de percepção e reconhecimento de outros seres, organismos ou ambiente em quem estão situados. Os animais possuem órgãos específicos para isto, diferente dos humanos em que os cinco sentidos estão ligados a determinados órgãos. Vejamos algumas de suas funções.

Tato

mãos entrelaçadasÉ uma das portas do corpo para a exploração do mundo. Graças a este sentido temos a capacidade de descrever o que está em nossas mãos por sua forma, temperatura e textura. Dentro deste ainda é possível termos percepção de tamanho dos objetos e de seu calor.

                       

Olfato

Mulher cheirando perfumePossui o poder de captação de aromas devido as suas 20 milhões de células sensoriais e sua pelugem sensitiva na qual seus receptores levam a mensagem até o sistema nervoso central. O curioso é que quando comemos podemos sentir tanto o gosto quanto o cheiro do alimento.

Audição

Menina ouvindo música
É o reconhecimento de sons através do ouvido que é dividido em três partes: ouvido externo, canal auditivo que faz a comunicação entre o ouvido médio e o externo, e o ouvido médio na qual encontramos os ossos: Martelo, Estribo e Bigorna. Existe também o labirinto superior que possui um líquido que alerta para o cérebro os movimentos do corpo.

Visão

visãoAlém de detectar luz e imagem a visão nos permite interpretá-las utilizando uma parte do cérebro chamado córtex visual. É pela retina que se inicia o processo de percepção. Nossos olhos possuem outras partes fundamentais como: a córnea, o cristalino que forma a imagem na retina e a íris na qual está a cor dos olhos que dosa a quantia de luz que lá se infiltra.

Paladar

mulher e maçãO gosto de tudo o que sentimos é resultado do trabalho das pápulas gustativas que enviam uma mensagem ao cérebro por fibras nervosas. A ponta da língua reconhece com mais facilidade gostos doces e salgados e na região inferior percebe-se melhor gostos amargos e ácidos.

Veja mais sobre os sentidos no site do Brasil Escola.

1 voto



Ariane
14/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    caroll - 22/10/2013

    Mt bom me ajudou

    andressa lima - 16/05/2013

    nossa estava precisando desse conteudo para o meu trabalho.

    talita - 09/04/2013

    tomara que me ajude no teste amanha se nao sou reprovada.............................Deus e maior...

    rubenunes - 08/03/2013

    isto ajudou imenso!!!!

    Edilene - 04/03/2013

    com certeza me ajudou muito! obrigado.

    Paulo Sergio - 29/10/2012

    vlw ajudou muito

    jorge - 19/10/2012

    gostei muito sobre os cinco sentidos do corpo humano obrigado