Osteomielite aguda e crônica

Osteomielite é uma doença infecciosa causada por bactérias e fungos que afeta os ossos causando dor intensa, febre alta e calafrios.

Ilustração de dor intensa na colunaOsteomielite é uma doença ocorrente de uma infecção aguda ou crônica no osso que é causada principalmente por bactérias gram-positivas, entretanto, pode ser causada por infecções por fungos e está relacionada com uma lesão traumática óssea ou pelas bactérias que acabam atingindo a corrente sanguínea, infectando o osso.

Há dois tipos de osteomielite, a aguda e a crônica que afeta principalmente pessoas que tiveram algum trauma recente como uma fratura exposta, além de pessoas que sofrem de diabetes e que fazem hemodiálise, também pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas e usuários de drogas intravenosas. Conheça um pouco mais sobre os dois tipos de ostemielite:

         

Ostemielite Aguda

Pessoa com dores no joelhoA ostemielite aguda normalmente aparece na infância, mas pode ocorrer em adultos e o diagnóstico da mesma é essencial para um tratamento imediato. A infecção óssea é causada principalmente pela bactéria Straphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Salmonela e Pseudomonas aeruginosa. Na infância e na adolescência a ostemielite aguda está relacionada com a presença de vírus no trato respiratório e na fase adulta o HIV e o vírus da hepatite A são as principais causas da ostemielite.

Ostemielite Crônica

A ostemielite crônica é causada por uma sequela da ostemielite aguda, sendo causada pelas bactérias como Estafilococos, Estreptococos e a Pneumococos.

Ostemielite aguda e crônica sintomas

Entre os principais sintomas estão: dor intensa no osso infectado, geralmente ossos longos dos membros e coluna vertebral, também próximo ao joelho. A dor é intensa e frequente e, normalmente piora no período noturno e ao movimento. Outro sintoma é a inflamação que causa o vermelhão e a quentura na área afetada. Além disso, o paciente sente febre alta, mal-estar e arrepios.

Osteomielite aguda tratamento

Tala no ombroO tratamento da ostemielite aguda consiste na cura da infecção através de medicamentos antibióticos em doses elevadas e em período prolongados para que os microrganismos causadores do problema sejam eliminados completamente. Além disso, é feito repouso absoluto e a região óssea afetada deve ficar imobilizada através de gesso ou talas para diminuir a dor e evitar com que a ação dos microrganismos se propague e a infecção aumente.

Ostemielite crônica tratamento

No caso da ostemielite crônica, causada pela aguda não tratada adequadamente ou mesmo o organismo não respondeu à terapia, é indicado que seja realizada uma intervenção cirúrgica para drenar o líquido acumulado e reparar os tecidos que foram danificados por conta da infecção. Em casos mais graves é necessária a retirada total da região óssea afetada e sua substituição por meio de transplante ósseo.

Normalmente os ossos das pernas, antebraços, pelve, clavícula e coluna são os mais afetados pelas bactérias causadoras de ostemielite, por isso é necessário um acompanhamento médico especialista no assunto para que o problema seja identificado o quanto antes e tratado na fase de ostemielite aguda, evitando assim o agravamento do problema.

Leia mais sobre osteomielite e doenças

0 voto



Thaís
30/04/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. tenho essa doença q medico eu tenho q me tratar …………..

    marcio wanderson
    19/01/14 às 12:15
  2. tenho um filha com 13anos e estar com suspeita de osteomelite no calcanho e o tratamento e logo como e o tratamento cirugico ou com antibiotico

    maria lucia
    14/08/13 às 19:04

X
Curta a página