Para que serve a vírgula?

Não é para respirar, nem para dar ritmo. Apesar de sua importância, existem várias interpretações erradas a respeito da vírgula.

VírgulaA vírgula é um dos sinais gráficos mais mal interpretados da língua portuguesa. Ao perguntar qual a sua função, é fácil se deparar com uma resposta absurda do tipo: “a vírgula serve para que o leitor possa respirar ao ler um texto”, ou “é para o texto ter pausas e não ficar muito corrido”. Tais respostas não fazem o menor sentido, e a vírgula usada de maneira correta valoriza muito o que está escrito. Quer ver um exemplo prático?

“Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro à sua procura”.

Analise o sentido da frase citada; deu pra entender ela normalmente, não deu? Se o homem soubesse o valor que a mulher tem, andaria de quatro a procura dela (mulher).

         

Agora, vamos mudar a vírgula de lugar:

“Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro à sua procura”.

Veja como o sentido da frase está alterado, apenas pela disposição da vírgula. Agora, dizemos que se o homem soubesse do valor que ele próprio tem, a mulher deveria andar de quatro à procura dele (homem). É uma inversão total do significado, causada apelas por uma mudança na vírgula.

Técnicas interessantes

Para maior compreensão e para acabar de uma vez por todas com as dúvidas, não deixe de assistir a esse excelente vídeo produzido por Diego Raigorodsky, mestrando do curso de linguística da Universidade de São Paulo. O professor mostra uma excelente analogia entre a oração e um circuito elétrico. Se a oração for como um circuito fechado e direto, não há a necessidade de vírgulas, que só aparecem quando há “interferências” no circuito, ou seja, em frase montadas indiretamente. Vale a pena assistir para entender melhor:

Vírgula Fácil e Descomplicada

Existem várias outras regras para o uso da vírgula. Para acessá-las, confira o artigo Vírgula, da Wikipédia.

0 voto



Amoedo
21/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Agradeco pela informaocao foi muito legal no que eu queria saber sobre a virgula

    Miguel
    28/01/13 às 18:25