Para quê serve o Excel?

Um dos programas mais usados no mundo, a planilha de texto Excel ainda desperta dúvidas sobre sua utilidade e funcionamento.


Microsoft Excel com planilha básica aberta.O “Microsoft Excel” é um programa criador e gerenciador de planilhas eletrônicas desenvolvido pela Microsoft Corporation. Hoje é considerado o aplicativo de planilhas mais usado do mundo e tem dominação total do mercado. O aplicativo requer o sistema operacional Microsoft Windows ou computadores Macintosh. Além do recurso de planilhas eletrônicas, o Excel também gera gráficos a partir dos dados inseridos na interface do mesmo.

Para quê serve?

Grafico gerado pelo Microsoft Excel.O software pode ser usado tanto para criação de planilhas simples (organização de contas familiares, por exemplo), até em conjunto com algum sistema mais complexo, trabalhando como banco de dados virtual. Um traço importante do programa é a facilidade de personalização das planilhas. O Excel oferece vários ajustes ao usuário, que pode alterar a interface do programa para seu melhor uso. Esse tipo de customização é derivado da “geração Personal Computer”, onde a popularização dos computadores domésticos ampliaram a gama de usos (cada usuário configurava o programa com um perfil pré-programado ou criava sua própria disposição de ferramentas na interface, de acordo com suas preferências, como por exemplo recursos ou ferramentas mais usados).

         

Upgrades e História

Excel 95O aplicativo se difundiu ainda mais quando houve a junção do “Pacote Office”, na qual programas como Word, Excel e Powerpoint eram comprados juntos.

Atualmente, a versão disponível do Excel é a 2010 – Service Pack 1. O programa começou como um software de planilhas eletrônicas chamado Multiplan, em 1982. A primeira versão do Excel foi lançada para Macintosh, em 1985, e a primeira versão para Windows foi posta em mercado no ano de 1987. Desde sua criação, o Excel passou por diversas atualizações e melhorias.

Em 1993, foi incluído o Visual Basic for Aplications (VBA), linguagem muito difundida pelos programadores nessa época, e o aplicativo passou a ter a capacidade de automatizar as tarefas feitas pelo usuário. Tal complemento também proporcionou ao aplicativo um ambiente integrado de desenvolvimento. Ou seja, passou a ser possível a criação de macros para o funcionamento automatizado do mesmo.

Assuntos Relacionados

0 voto



Amoedo
11/07/11
Tags: ,



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página