Parábola do filho pródigo resumo

A parábola do Filho Pródigo é uma das mais conhecidas do Novo Testamento e é muito usada para ensinamentos sobre valores familiares.

Jesus ensinando o povo.

Podemos entender por parábola uma história curta narrada por alguém com o objetivo de passar algum ensinamento para uma situação ocorrida na vida cotidiana. Ela também tem a função de instruir os ouvintes na razão moral. Frequentemente, eram usadas por Jesus Cristo, na Bíblia, a fim de ensinar aos seus discípulos como deveriam se comportar, agir, falar. Atualmente, ainda são empregadas como ilustração de lições sobre diversos assuntos relacionados ao corpo, alma e o espírito. Conheça uma delas, a Parábola do Filho Pródigo:

Homem vendo porcos comendoFilho Pródigo

Encontrada na Bíblia, em Lucas, capítulo 15 e versículos 11-32, conta a história de um homem que tinha dois filhos. Certo dia, o mais novo pediu ao pai a parte de seus bens e este lhe concedeu. Depois disso, ele juntou todas as coisas que o pertencia e foi para uma terra bem distante. Lá, gastou todo o dinheiro com bebidas, festas, mulheres. Mas, como tudo tem um fim, sua riqueza acabou. Com a vinda da fome no país em que estava, começou a trabalhar cuidando de porcos, e por passar necessidades, comia as lavagens para manter-se vivo. O patrão vendo o que acontecera, mandou-o embora, então o filho percebeu o que havia feito.

O Retorno

Pai recebendo o filho que voltou.Voltou para a casa, pediu perdão a seu pai, que o aceitou de braços abertos, dando lhe o que comer e o que vestir. Começaram então a festejar a volta do filho perdido. Quando seu irmão chegou do campo, viu a festança e ficou indignado. O pai saiu ao encontro deste pedindo-lhe que participasse com eles do banquete, mas ele respondeu que todos os dias, estava ao lado do pai, e nunca tinham organizado alguma coisa sequer para ele. Então, o pai disse-lhe: Meu filho, tudo o que é meu, também é teu. Agora seu irmão estava perdido e foi encontrado e por isso devemos nos alegrar com a sua volta.

Esta é uma das parábolas que encontramos no Novo Testamento, passando-nos a mensagem de que o filho bom, ainda que perdido, sempre a casa retorna.

Assuntos Relacionados



Mais informações por email.

Comentar sobre Parábola do filho pródigo resumo

  1. Amei!!!! Me ajudou muito num trabalho de religião!

    RAYSSA
  2. eu gostei muito de verdade.

    GUILHERME