Pedra no rim quais os sintomas?

As populares pedrinhas no rim são sinônimo de dores súbitas e muito desconforto. Você tem ideia de como elas se formam?

Pedra nos rinsOs acúmulos de cristais existentes na urina podem formar pedras nos rins e a sua presença pode passar despercebida ou provocar muita dor na região do abdômen e nas costas, a dor se manifesta em cólicas com períodos de dor intensa, as crises podem ser acompanhadas de vômitos e náuseas. As pedras se iniciam como partículas microscópicas e se desenvolvem até formarem depósitos minerais.

As causas

Podem ser devido a distúrbios metabólicos do ácido úrico, volume insuficiente de urina e obstrução das vias urinárias, em alguns casos podem ocorrer sinais de sangue na urina, necessidade mais frequente de urinar, com diminuição do fluxo urinário, pela urina é expelida grandes quantidades de ácido úrico, cistina, oxalatos, sais de cálcio, sendo que em algumas condições a urina pode ficar com muitos desses cristais, formando-se assim as pedras nos rins.

                       

Prevenção

Bebendo águaA medida mais importante para prevenir o problema é ingerir dois litros de água por dia para manter o corpo hidratado e melhorar as funções dos rins, a ingestão diária de líquidos ajuda a diminuir a formação de cálculos e reduz a concentração dos cristais urinários.

Sintomas

Dor no ventreEm alguns casos as pedras são grandes e não se desprendem dos rins , mas em alguns casos algumas se desprendem e migram pelo ureter que é o fino canal que liga o rim à bexiga, com isso a pedra fica retida causando dor extrema e diminuição do fluxo urinário, geralmente causa também o sangramento das paredes das vias urinárias.

O organismo produz diariamente pelo metabolismo as substâncias que são eliminadas na urina e a falta de hidratação e ingestão de água pode favorecer o aparecimento de pedra nos rins. É necessário que seja realizado o exame de urina, radiografia dos rins (urografia excretora) e ultrassonografia para localizar a pedra e verificar se já existe infecção, as pedras podem ser pequenas como grãos de areia, do tamanho de uma ervilha ou até mesmo maiores.

Os cálculos maiores de 0,8 cm devem ser retirados pelo urologista através de métodos cirúrgicos, sendo indicado o uso de analgésicos para diminuir a dor.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
27/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook