Peixes de água doce e salgada

Peixes de água doce e de água salgada diferenciam-se em algumas características, graças a composição do meio em que vivem.

PintadoPeixes são animais aquáticos que possuem nadadeiras ou barbatanas e se sustentam por vértebras cartilaginosas ou ósseas e respiram o oxigênio que se encontra degradado na água dos mares ou rios pelas brânquias e possuem o corpo coberto por escamas. Os peixes são essenciais para a alimentação humana, pois são ricos em ômega 3.

Existem cerca de 25 mil espécies de peixes que variam de acordo com o seu habitat, tamanho, reprodução e alimentação. Os peixes de água doce e salgada passaram por um importante processo evolutivo que fizeram com que se adaptassem ao ambiente que vivem, por isso, a maioria dos peixes vivem somente em um determinado tipo de água.

                       

Peixes de Água Doce

Tucunaré azulOs peixes de água doce são menores e se reproduzem em lagos e rios. No Brasil, há cerca de 2.500 espécies de peixes que vivem em água doce. Os peixes que vivem em água doce têm características fisiológicas diferentes dos peixes que vivem em água salgada, pois os líquidos corporais nos peixes que habitam rios e lagos são mais concentrados e isso faz com que eles absorvam mais água do meio e eliminem grande quantidade de urina. As principais espécies do Brasil é o lambari, mandi, traíra, pintado e piranha.

Peixes de Água Salgada

Peixe atumOs peixes de água salgada são bem mais ativos, grandes e coloridos. No Brasil há cerca de mil espécies de peixes que habitam as regiões costeiras, pelágicas de passagem, abissais, oceânicas e marinhas. Os peixes de água salgada possuem características fisiológicas particulares, pois no mar há um alto teor de sais, o que influência os animais aquáticos, pois os líquidos dos peixes marinhos são menos concentrados do que a água do mar e isso provoca a necessidade de perda de líquidos para que fiquem em equilíbrio com o meio. Os peixes marinhos mais encontrados no Brasil são cavala, pargo, namorado e badejo.

Por possuírem características diferentes, muito dificilmente os peixes conseguirão sobreviver ambientes aquáticos trocados.

6 votos



Thaís
14/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    kaueuan - 14/12/2013

    qui bunhitinhos

    wesley - 20/11/2013

    muito legal

    Marah coutinho - 08/11/2013

    Estou cm uma pesquisa muito importante na minha escola!assunto de pescadas em todos um Brasil.adorei muito oq eu encontrei aq sobres as pescadas esse programa mim ajudou muito.....tenho q só agradece, hoje vou apresenta na minha escola e tenho certeza q eu vou arrasa...bjos