Peixes e anfíbios Reino Animália

Os grupo dos peixes e dos anfíbios pertencentes ao reino animália, apresentam características importantes para o nosso conhecimento.

Sapos exóticosTanto o grupo dos peixes como os anfíbios fazem parte do grupo de animais vertebrados, que, por sua vez, estão inseridos no Reino Animália.  Eles são descendentes dos antigos ancestrais que viviam no planeta Terra como os dinossauros. O termo peixe é de ordem coletiva e é caracterizado por seres de habitat aquático, já o anfíbio significa vida dupla, ou seja,em uma determinada fase da sua existência vivem na água e quando evoluem passam a habitar em ambiente terrestre, porém sua espécie é diversificada e esta linha evolução não ocorre com todas as espécies do grupo. Conheça outras características dos grupos:

Peixes

dois peixes no mar

                       

Habitando tanto água salgada como doce, os peixes são divididos em três classes: ciclóstomos, que não têm maxila, condrictes, que carregam esqueleto com cartilagem, e osteíctes, que possuem ossos em seu endoesqueleto. As nadadeiras, característica comum do grupo utilizadas para locomoçao, podem ser encontradas em pares e são classificadas como peitorais ou ventrais, e ímpares, classificadas como dorsais, caudais e anais.

Os peixes não possuem pulmão, a respiração é  através de brânquias e  a alimentação diversifica-se de acordo com as espécies:  herbívoros comem algas, carnívoros alimentam-se de e seres invertebrados da vida aquática e os onívoros alimentam-se de algas e animais.

Anfíbios

sapo verde em cima de um galho

Dividem-se em anuros, como os sapos e as rãs, os urodelos, que possuem caudas, e os ápodas, que são compridos e vermiformes. Todos eles apresentam evolução por meio de metamorfose, ou seja, modificam-se da fase do nascimento até a fase adulta

Quando nas primeiras fases de vida, apresentam respiração branquial, mas com a evolução, desenvolvem pulmões para a vida em ambiente terrestre  porém, a maior parte das trocas gasosas e da absorção de água é feita pela pele, que geralmente é bem úmida e mucosa.

Cuidado: algumas espécies possuem glândulas de veneno que é liberado quando se sentem ameaçados, mas um sapo de jardim não representa muitos perigos.

Essas são as principais características desses dois grupos de animais que formam e cuidam do nosso ambiente natural.

3 votes





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Isaura da olga rafael - 07/01/2014

    Se nao fosse este texto eu seria burra

    Rebeca de Sousa Amorim da Penha - 08/10/2013

    Me ajudou bastante nas tarefas escolares ... Obrigada

    filipesaintclair - 19/09/2013

    legal

    Karolbonekinhavdm - 02/08/2012

    mim ajudou muito com o trabalho da escola 

    beatriz fernandes - 02/06/2012

    esse texto é uma porcaria,na minha  opiniao,vcs deveriam rever seus conceitos SEUS INCOMPETENTES ....

    beatriz fernandes - 02/06/2012

    nao me ajudou em nada.