Peixes que contêm Ômega 3

O Ômega 3 é um ácido graxo essencial disponível somente nos alimentos e encontrado em maior concentração nos peixes de água marinha.

Peixes

O Ômega 3 é um ácido graxo considerado essencial para o organismo humano porque não pode ser sintetizado pelo nosso organismo, sendo encontrado somente em fontes exógenas, ou seja, na alimentação.

                       

A ingestão diária indicada é de até 1 grama. O Ômega 3 é essencial para a regulação dos níveis de colesterol ruim e triglicerídeos no organismo, além de ajudar no aumento do colesterol bom HDL e melhorar o sistema imunológico. O Ômega 3 é encontrado principalmente nos peixes de água salgada e as principais espécies de peixes que contém ômega 3, de acordo com a concentração, são:

Cavala

CavalaA cavala é um peixe com escamas pequenas, corpo comprido, possui muita carne branca, tem coloração azulada e prateada e chega até um metro e meio de comprimento e alcançar cerca de 30 quilos. É um peixe que contêm de 7% a 8% de gordura e uma concentração de 1,8% a 5,1% de Ômega 3.

Arenque

ArenqueHá cerca de quinze espécies de arenque, rico em ácido graxo Ômega 3 e é uma ótima fonte de vitamina D, sendo consumido em uma infinidade de receitas regionais tanto cru como em conserva. A concentração de Ômega 3 nos arenques é de 1,2% a 3,1%.

Sardinha

SardinhaA sardinha é um peixe pequeno que se caracteriza pela presença de suas escamas ventrais. É um peixe fonte de Ômega de fácil acesso para toda a população de baixa renda, podendo ser encontrado in natura ou em conserva. A concentração de Ômega 3 na sardinha é de 1,7%.

Salmão

SalmãoO salmão é um peixe grande, sendo um dos peixes mais saboreados na gastronomia mundial. Sua carne extremamente macia atrai a maioria dos consumidores, porém, seu custo é alto. É um alimento indicado para grávidas e mulheres em estágio de amamentação, pois é rico em selênio e fósforo, agindo no organismo como potente antioxidante e é rico em Ômega 3 com concentração de 1 a 1,4%.

Além desses, há outros peixes que possuem Ômega 3 como o atum, truta, camarão e a lagosta. Os peixes são as melhores fontes de Ômega 3 disponíveis, e devem ser consumido pelo menos 2 vezes por semana, garantindo uma alimentação saudável.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
14/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    nilton nunes viana junior - 23/03/2013

    gostaria de saber se o peixe arraia contem omega 3? agradeço desde já!!!