Pele descascando do sol o que fazer

A pele descascando é sinal que você vacilou. Veja como resolver o problema e quais sãos os cuidados na hora da praia e piscina.

Mulher tomando sol

No verão é comum que algumas pessoas mais descuidadas acabem  extrapolando com relação à exposição aos raios solares nas visitas às praias e piscinas, o que  pode causa sérios problemas na pele – imediatos ou a longo prazo, como manchas, queimaduras e a consequente descamação.

                       

Durante o verão, a pele, principalmente aquelas áreas que ficam maior tempo em exposição aos raios solares, precisam de atenção redobrada (o que significa que, mesmo  no inverno, você não pode abandonar o protetor solar) principalmente quando a pele já está descascando, pois uma exposição solar mais profunda nesta área pode levar ao aparecimento de novas queimaduras e até mesmo a infecções. Por isso, aprenda o que fazer com a pele descascando do sol:

Por que a pele descasca do sol?

Pele descascando

As células da pele se renovam constantemente e, para que isso aconteça é preciso que a mesma esteja em equilíbrio de nutrientes, oxigênio e água. Mas, quando uma pessoa se expõe ao sol e a outros agentes como banho quente e vento e não realiza recebe nenhum tipo de cuidado específico,  acaba ficando desidratada. Toda a água presente nas células da pele murcham e acabam por se retraírem o que causa o ressecamento e rachaduras na célula que consequentemente leva a morte celular, formando assim uma camada que irá descascar, dando lugar a outra camada de células novas e em equilíbrio.

O que fazer?

Moça com marca de bíquiniSe sua pele chegar a este estágio, significa que a mesma foi muito agredida pela exposição solar que gerou uma queimadura leve que está se desfazendo para dar lugar a novas células. Se a pele só está descascando o ideal é hidratá-la bem e evitar ficar coçando a pele, para não provocar irritações.

Se apareceram bolhas de água  por conta da queimadura solar sem nenhuma proteção, procure um médico para avaliar as lesões. Em hipótese alguma tente estourá-las, pois isso pode piorar a situação e deixar a pele exposta a microrganismos patogénicos, mas se caso a mesma estoure, o ideal é lavar bem a região com água corrente e passar uma pomada cicatrizante.

Como evitar o problema?

Moça passando protetor solar

Para evitar o problema, a dica é usar protetor solar com fator de proteção acima de 30 FPS no corpo e no rosto protetor com fator de no mínimo 50 FPS. Além disso, evite a exposição solar nos horários em que os raios solares estão intensos, por isso, o recomendado pelos médicos e dermatologistas é se expor ao sol das 7 às 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde.

Normalmente a pele regenera-se  em 45 dias, por isso, evite puxar a pele que está descascando, pois ela irá se soltar naturalmente quando a cicatrização for completa. Lembre-se que durante o período que a pele está descascando, é proibido se expor ao sol, pois o mesmo só irá aumentar a agressão e prejudicar ainda mais a aparência da sua pele, além de dar início a uma diferenciação celular por conta da regeneração da pele, o que leva ao início do câncer de pele ou melanoma, podendo levar ao surgimento de manchas e sardas na pele.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
11/04/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook