Pele do rosto avermelhada

Não é raro ver pessoas com a pele do rosto e pescoço avermelhada. Trata-se da doença chamada rosácea, que ainda não tem causa definida.

Mulher assustada com a peleQuando se olha no espelho e a pessoa percebe que a pele do rosto está com a aparência avermelhada, há vários motivos para isso, pode ser porque a temperatura baixou ou o tempo está seco, ou ainda, pode ser um problema na pele, diagnosticado como rosácea. Trata-se de uma inflamação na pele que deixa o nariz, queixo, testa, bochechas e pescoço avermelhados. A rosácea, às vezes, é confundida com acne ou dermatite seborreia, pois os poros ficam bastante abertos, a pele oleosa, surgindo erupções na pele, porém, trata-se de uma “desordem” neurovascular, que pode atingir muitas pessoas.

O que é rosácea

Mulher com rosáceaÉ um problema inflamatório e de natureza crônica da pele, tendo como característica o rosto avermelhado. Pessoas de pele clara e mulheres, na faixa dos 40 anos são as mais atingidas pela doença, embora haja casos de rosáceo em homem também, embora o índice seja menor, o quadro da doença pode ser mais grave nos homens com o surgimento do rinofima que é o aumento do volume do nariz: a pele fica infiltrada, os poros dilatados com elevações na superfície.

         

Prevenção

Homem com rosáceaÉ uma doença difícil de ser diagnosticada, pois não se sabe ainda ao certo porque ela aparece, porém segundo estudos, a bactéria Helicobacter pylori que pode causar a gastrite e úlcera, pode facilitar o surgimento da rosácea. Alguns outros motivos como as de ordem endócrina, ácaros, questões genéticas e também os raios ultravioletas, vem sendo estudados como possíveis desencadeantes da doença. Não sabendo a causa, fica difícil preveni-la, porém, ter maior controle na ingestão de bebidas quentes e alcoólicas, alimentar-se de comidas muito quentes e com pimenta, ficar muito tempo em locais com ar condicionado, permanecer em saunas e tomar banhos quentes, bem como, perder a calma facilmente, pode torná-la menos aparente.

Tratamento

Pele avermelhadaExistem opções que podem controlar esta doença, dependendo do seu estágio e gravidade. O que não deve ser feito, é dirigir-se à farmácia o mais rápido possível e realizar a automedicação. A pele poderá ficar mais irritada, pois ela já é oleosa. O correto sempre é procurar um médico especialista que poderá indicar a melhor solução, tais como produtos anti-inflamatórios, antioxidantes e sabonetes específicos para o caso. De antemão, é bom saber que esfoliantes não são indicados, pois irão irritar ainda mais a pele.

Uma das grandes preocupações é que a pele com rosácea tem tendências a desenvolver câncer de pele, por isso protetor solar é fundamental e o médico poderá indicar o ideal para essa doença. A rosácea chega até a baixar a autoestima de uma pessoa, que sente vergonha da sua pele.

Assuntos Relacionados á Pele do rosto

0 voto



Adeni
29/05/12




Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página