Personagem do folclore brasileiro Curupira

As lendas e mitos existem há muito tempo conheça as características do Curupira, o personagem mais antigo do folclore brasileiro.

Ilustração do curupiraO folclore brasileiro é repleto de personagens que fazem parte das lendas e mitos e é comemorado no mês de agosto, especificamente no dia 22. O folclore brasileiro é comemorado no país inteiro, mas principalmente na região norte devido a lendas, mitos, crenças e milhares de histórias que nasceram nessa região, fazendo parte da identidade cultural do país.

Os personagens folclóricos existem devido à imaginação, histórias e criações de muitas pessoas, principalmente as que moram nas regiões rurais e, mesmo com o passar do tempo, não são esquecidas, sendo contadas e recontadas para nova geração, pois embora as lendas façam parte de um contexto, geralmente trazem ensinamentos e lições de vida.

                       

Mais populares

Fazendo parte dos mais populares personagens folclóricos está o Curupira, que é conhecido como o grandioso defensor das matas. Segundo a lenda, ele protege animais, plantas, árvores, já que a sua maior missão é a proteção. Excelente perseguidor dos caçadores ou pessoas que querem destruir as florestas e matas de forma predatória, é baixo, possui os cabelos cor de fogo, em tons vermelhos e uma característica bastante peculiar do Curupira é que ele possui os pés virados para trás, para desviar e confundir os caçadores, fazendo-os seguirem falsas pistas. Outra característica do Curupira é que, mesmo com os pés virados para trás, ele possui uma incrível velocidade, além de soltar assovios e gritos terrivelmente aguçados. Gosta, também, de pregar peças nos que entram na floresta, deixando as pessoas atordoadas através de encantamentos, como a pessoa não consegue achar o caminho de volta, fica perdida, o que é motivo de grande diversão para o Curupira.

Mesmo que não existam comprovações dos cientistas para a existência desses personagens, cada lenda traz um ensinamento e o Curupira é incontestavelmente o personagem mais antigo do folclore brasileiro, mostrando a necessidade de cuidarmos das nossas matas e os perigos da ganância e da inconsequência dos homens.

2 votos



Mayara
02/09/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook