Pesca esportiva no Brasil

A pescaria é um esporte que vem crescendo no Brasil, e os adeptos garantem que o Brasil possui os melhores rios para a prática desse esporte.

Pescador à beira do rioPra quem quer relaxar a pesca esportiva é uma das melhores maneiras pra mandar o estresse embora e aliviar as tensões do dia a dia. E se você gosta de pescar, nada melhor que um bom nascer do sol à beira de um rio repleto de peixes. O Brasil possui mais de 8 mil km de rede hidrográfica, uma enorme variedade de peixes e áreas consideradas ainda preservadas. Porem é deficiente no que diz respeito à exploração adequada da pesca amadora.

Nossos rios são lindos e diversificados, nas regiões Norte e Centro-oeste podemos observar os rios da bacia do rio Amazonas que envolve os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá. Esses rios atraem pescadores de todo o Brasil e também estrangeiros que atraidos pela beleza do local chegam até nosso país em busca do tucunaré famoso por “brigar” com pescador.

                       

Nossos rios

Rio do Pantanal matogrossenseEm Goiás, temos o rio Araguaia na Serra do Caiapó, um lugar lindo, mas que precisa ser preservado para nao sofrer ainda mais com a diminuição dos peixes por conta da pesca predatória. O Pantanal mato-grossense é, sem duvida alguma, um paraíso brasileiro. Além de ser um excelente lugar para a prática da pesca esportiva, é repleto de belos animais que você só encontra por lá.

O Rio Paraná com sua extensão total de 3.998 km, banha – além do Paraná – os estados de São Paulo e Minas (no sudeste), Mato Grosso do Sul (no centro-oeste). Além da pesca esportiva há também cinco colônias de pescadores profissionais que sobrevivem da pesca.

Respeito com a natureza

PiracemaTudo o que um pescador de verdade precisa ele encontra aqui mesmo no nosso país, pois há mais de cem espécies de peixes, rios com grandes extensões, rodeados de florestas tropicais, manguezais, lagos enormes, além das praias e da pesca realizada em alto-mar. Mas para que a pesca continue sendo uma das atividades de lazer mais praticadas, é preciso respeito com o meio ambiente.

Na época da desova dos peixes, chamada piracema que vai de outubro a março, a pesca esportiva é proibida, pois é quando ocorre a reprodução dos peixes sendo fundamental para a abundancia dos mesmos.

E para que essa preservação aconteça de fato, o IBAMA está alerta com tudo que acontece nos rios brasileiros, cuidando para que essa nossa riqueza nacional permaneça e passe de geração para geração.

Nenhum voto, seja o primeiro



Lucimari
15/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    marcos lemos - 01/03/2012

    concordo plenamente com a preservaçao da natureza ;precisamos fiscalizar mais os nossos rios e florestas e nao deixar que pessoas que so visam o dinheiro acabarem com tudo acho um absurdo derrubarem arvores antigas e de especes raras .!!!!!!!!!!