Pessoas que se vestem de personagens

O universo Cosplay conquista cada vez mais adeptos no mundo todo. Mas o que é o cosplay, qual o seu significado e onde podemos encontrar?

Cosplay SakuraQuem visita as grandes feiras de games, animes, cultura japonesa, ou ficção científica, pode se deparar com um personagem saído da ficção. Mas o que é isso? Isso é o chamado Cosplay.

Formada a partir das palavras “costume” que significa fantasia, e “play” ou “roleplay” que significa interpretação ou brincadeira, o Cosplay é o ato de se vestir como um personagem de filme, de anime, seriado, enfim, qualquer personagem do mundo fictício.

                       

O surgimento

Cosplay soldadinhoA primeira manifestação de cosplay na era moderna aconteceu na I World Science Fiction Convention, ou Worldcon, a primeira convenção de ficção científica, ocorrida em 1939 em Nova Iorque. Nessa convenção um jovem chamado Forrest Ackerman, juntamente com sua amiga Myrtle Douglas, apareceu vestido com um traje rústico de piloto de uma espaçonave, e Myrtle com um vestido inspirado no filme de 1936 “Things to Come”, adaptação da obra de ficção científica escrita por HG Wells.

Entre as 185 pessoas presentes no evento, somente Forrest e Myrtle (ou Morojo, como era conhecida) estavam fantasiados, o que causou um certo impacto no publico. No ano seguinte, dezenas de fãs compareceram vestidos como seus personagens favoritos.

Cosplay hoje

Mario e Luigi cosplay criançasAtualmente, por conta da grande difusão de animes, mangás e games, o número de cospayers (praticantes de cosplay) cresce cada vez mais. Já foram observados cosplays da dupla “Mario e Luigi” do game “Super Mario Bros.”, personagens dos animes “Naruto”, “Death Note”, “Final Fantasy”, “Pokémon”, e muitos outros.

Campeonatos de cosplay são organizados anualmente em diversas partes do mundo, durante as convenções.

Uma das convenções do ramo mais famosas nos nossos dias, é a Comic-Com, que é realizada anualmente em San Diego, Califórnia. Em terras tupiniquins, temos o AnimeFriends, feira realizada durante dois finais de semana na cidade de São Paulo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esta arte, que se tornou um hobby para muitas pessoas, corra comprar (ou fazer) sua própria fantasia para participar das feiras e convenções, ou mesmo para se divertir com seus amigos.

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
30/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook