Picada de aranha o que fazer?

Se prevenir das picadas dos animais peçonhentos é preciso, assim como os primeiros socorros se caso for picado por alguma aranha.

Aranha nas costasPor mais que a maioria da população resida em cidades, é difícil não encontrar algum tipo de animal peçonhento nas redondezas, principalmente quando se mora perto de áreas verdes. Por isso, os cuidados são essenciais para que em caso de picadas, o veneno não cause problemas mais sérios de saúde.

Entre os animais peçonhentos estão os escorpiões, abelhas, vespas, marimbondos, carrapatos e aranhas. As aranhas são os animais mais encontrados nas casas, por isso, conheça quais são os sintomas e como proceder nos primeiro socorros:

                       

Sintomas mais frequentes

Picada de aranha na mãoEntre os sintomas mais frequentes de uma picada de aranha estão: dor intensa no local, salivação excessiva, tremores, náuseas, sudorese, confusão mental, dores musculares, excitação, angústia, rigidez muscular, ardência, coceira, vermelhidão, irritação na pele, agitação, vômito, fraqueza, tontura, cefaleia, edema nas pálpebras, erupção cutânea, pus, problemas na respiração, calafrios, fadiga, náuseas, mal estar, urina escura, febre e se não tratado rapidamente com o soro, o veneno pode se espalhar e formar edemas e a necrose do tecido.

Primeiros socorros

Seja qual for à espécie de aranha envolvida na picada, é preciso seguir os primeiros socorros como: não amarrar e apertar o local, manter a vítima deitada e levá-la imediatamente ao hospital. Se possível, leve o animal que causou a picada para dar o soro antiofídico correto.

Tratamento

Soro antiofídico

No tratamento para as picadas de aranhas é feito a administração de um antídoto fabricado a partir do veneno do animal, ou seja, um soro antiofídico que serve para neutralizar os efeitos da toxina. Além disso, é feita a hospitalização do indivíduo no caso de dificuldade para respirar, dor intensa nos músculos e pressão alta. As picadas formam feridas difíceis de serem tratadas, por isso, usa-se água oxigenada embebidas em algodão durante 3 vezes por dia para limpar a ferida e remover o tecido morto.

Muitos hospitais no Brasil possuem os soros antiofídicos de várias espécies de animais peçonhentos em casos de picadas.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
21/03/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Flávia - 26/10/2013

    Nossa me ajudou muito esse site é nota 10........