Pimenta dedo de moça

Além de dar um sabor exótico aos pratos, a pimenta dedo de moça ainda possui inúmeros benefícios. Saiba mais sobre essa especiaria.

Pimentas dedo de moçaA pimenta dedo de moça é do gênero Capsicum, a mesma do pimentão, proveniente das regiões tropicais da América Latina. Como o tomate, o jiló e a berinjela, essa pimenta pertence à família das solanáceas. A diversidade de espécies e variedades apresenta diferentes formas, como cores e grau de ardor. Na época do descobrimento do Brasil pelos portugueses, os índios já a utilizavam como forma de tempero nos alimentos. Embora bastante ardida, ainda perde nesse quesito para a pequena malagueta.

Pimenta dedo de moça cultivo

Pimentas dedo de moça2Também chamada de chifre de veado ou pimenta calabresa, é a mais produzida em São Paulo, Rio grande do Sul e Goiás. Junto com a dedo de moça são cultivadas também no país, a malagueta e a cumari.

                       

Pimenta dedo de moça características

Mede de 7 a 7,5 centímetros no comprimento em média, porém, existem maiores como a sertãozinho e a rabo de galo e uma das menores é a miúda.
Sua característica principal é que todas são vermelhas quando maduras e ardidas, mas perdem para a malagueta, uma pimenta menor e mais fina e de cor nem tanto intensa.

O que caracteriza o ardor numa pimenta é a capsaicina, uma substância que existe nas membranas e nas sementes, bem como na polpa e que é utilizada em remédios para certas doenças como o reumatismo. A capsaicina promove a sensibilização das glândulas salivares, estimulando o apetite.

Pimenta dedo de moça como usar

É uma pimenta que pode ser consumida seca e esmigalhada ou ainda em misturas em pó, a chamada caiena. No estado fresco, é utilizada para dar sabor e tempero a carnes, aves e peixes, bem como, fazer dela, molhos e geleias. Os baianos e tailandeses fazem muito uso dessa pimenta em seus pratos, o que se deve ter muito cuidado ao saboreá-los.

Benefícios e precauções

Molho de pimenta dedo de moçaEntre os seus benefícios está o controle ao colesterol, o auxílio no emagrecimento, o equilíbrio no funcionamento do intestino e estômago. Ainda é rica em vitaminas anticancerígenas, pois combatem os radicais livres que promovem danos às células, já que contém boa fonte de antioxidantes. Ainda, para pessoas inapetentes, estimula o apetite.

Porém, há precauções quanto ao uso em excesso, podendo provocar problemas gástricos ou dos rins, quando consumida com muita frequência. Deve-se tomar cuidado também com taquicardia e pressão alta.

É encontra em supermercados, feiras, sacolões, tanto verde como madura. Quando madura seu cheiro tem mais aroma e é mais ardida. Dê preferência àquelas que estejam inteiras, sem estarem com manchas ou machucadas. O molho de pimenta dedo de moça no prato realça muito o sabor da refeição, vale a pena experimentar!

Assuntos Relacionados 

 

Nenhum voto, seja o primeiro



Adeni
25/05/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook