Pintar cabelo na gravidez faz mal ?

Existem várias duvidas sobre o que fazer ou não durante a gravidez, devido às drásticas mudanças que tal estado causa no corpo.

Tintas para cabeloComprovadamente, faz mal à mãe. Essa dúvida atormenta dez entre dez gestantes, afinal, quem é que não deseja ficar bonita durante todo o período de gestação? Os cabelos, porém, devem esperar para serem pintados ou tingidos somente após esse período.

Explicação

Tudo isso acontece porque na gravidez o corpo feminino está em transformações fisiológicas e os hormônios estão em constante mudança e até mesmo aquele batom velho usado diariamente pode acabar causando reações alérgicas, pois a pele da gestante fica mais hidratada e é por esta razão que se deve evitar o contato com diversos tipos de substâncias, os quais podem causar irritações na pele, apresentando coceira e vermelhidão após uma sessão de pintura nos fios.  Outro problema é que as vias aéreas também podem sofrer com reações, pois a tintura por ser volátil pode ser inalada e causar alergias respiratórias e isso vale também para produtos que contenham amônia, peróxido de hidrogênio e iodo em sua composição, pois se alguma mulher tiver sensibilidade a eles, a mulher pode sim apresentar alguma reação e é importante ressaltar que as escovas definitivas que levam formol em sua composição também podem provocar fortes reações alérgicas.

         

Saúde da criança

o Iodo é uma das substãncias tóxicas encontradas em algumas tinturas.Quando o assunto e período em questão são a gravidez e a saúde do feto, os médicos não entram em um acordo, pois para alguns as tinturas mais modernas e os tonalizantes não oferecem nenhum perigo à criança, afinal ambos já retiraram os metais pesados de sua composição. Essas substâncias pesadas são o cobre, alumínio e chumbo, os quais podem causar graves distúrbios neurológicos e também a má formação do sistema nervoso central do feto e muitos produtos que são vendidos no mercado e nas lojas de cosméticos são seguros e podem ser usados durante a gravidez.  Porém, alguns médicos e até mesmo cabeleireiros discordam e recomendam com que as gestantes passem longe das químicas e tinturas para cabelos, pois o corpo da gestante muda e muito durante toda a gestação e por a pele ficar ainda mais sensível é possível que se abra um caminho para que alguns componentes entrem na circulação sanguínea do feto e lá chegarem à placenta e ao feto, pois na gravidez não dá para prever as consequências.

Restrições

Shampoo tonificanteComo nenhum estudo comprovou os efeitos das tinturas para cabelos na saúde dos bebês,  é recomendada precaução e o quanto puder evitar o uso é indicado, mas os especialistas preferem o meio termo e após o primeiro trimestre é liberado o uso de shampoo tonalizantes e tinturas naturais, como por exemplo, a henna, sendo autorizado também às luzes e os reflexos depois da décima segunda semana, mas somente se a aplicação não chegar próxima aos fios.

Loira, morena, ruiva, com luzes ou com mechas; nada disso importa quando o assunto é gravidez, pois é sempre bom ficar bem atenta, agora que o bebê está a caminho, e qualquer tratamento químico para cabelos pode acabar causando sérias reações alérgicas nas futuras mamães e podem comprometer a saúde do feto.

0 voto



Thaís
08/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook