Plantio de eucalipto no Brasil

Plantações de eucaliptos são uma grande fonte de renda para diversos tipos de investidores, além de criarem um belo visual.

Plantação de eucaliptosO plantio de eucalipto foi introduzido no Brasil nos anos de 1968 e, com o passar do tempo, foi se adaptando às diferentes regiões brasileiras e sua proximidade com as mais diversas espécies brasileiras, permitiu a adaptação de muitos insetos, após o seu plantio no Brasil. Há no Brasil extensos plantios de eucaliptos contínuos e homogêneos que estão distribuídos por todo o território do país, fornecendo assim uma grande quantidade de alimentos a muitos insetos.

Espécies e adaptação

Plantação de eucaliptosO eucalipto é uma árvore como qualquer outra; entretanto, existem mais de 600 espécies diferentes que são pertencentes ao gênero Eucalyptus, as quais são originárias da Austrália e também da Indonésia. As mais plantadas no mundo inteiro para fins comerciais são Eucalyptus grandis, Eucalyptus urophylla, Eucalyptus camaldulensis, Eucalyptus globulus, Eucalyptus nitens, Eucalyptus dunni e Eucalyptus saligna. Elas conseguiram se adaptar ao Brasil, graças à diversidade de nossa flora, que tem a capacidade de protegê-las, permitindo assim que tivéssemos condições ambientais favoráveis para o plantio das espécies de eucalipto. As árvores de eucalipto crescem rapidamente, mas saber qual a idade para o corte ideal é necessário, pois somente assim o eucalipto irá produzir celulose, energia e carvão de boa qualidade. O tempo estimado para o corte do eucalipto é de 6 a 7 anos após o seu plantio e entre os seus 12 a 16 anos, as árvores são serradas e comercializadas como madeira sólida. No Brasil tudo isso é feito com um dos mais altos índices de produtividade do mundo inteiro.

         

Importância

Folhas de eucaliptoNo Brasil a quantidade de área com plantações de eucalipto ultrapassam os 3,5 milhões de hectares, entretanto, ainda é uma área inferior às plantações de milho, pastagens, cana de açúcar e soja. Isso acontece porque se trata de um plantio com um período mais extenso e um ciclo mais longo do que as outras plantações, mas mesmo assim as áreas de plantações de eucalipto crescem no Brasil. Atualmente, se vê uma necessidade de se plantar eucalipto e isso aconteceu por que até pouco tempo, a necessidade de madeira era suprida de modo exclusivo por meio das florestas nativas, ou então, pela destruição das matas, causando danos irreversíveis a fauna, flora e ao meio ambiente e atualmente a situação é alarmante.
Por isso, o eucalipto está sendo bastante procurado, ganhando cada vez mais importância no mundo, por conta de seu rápido crescimento, capacidade de adaptação, inúmeras aplicações nos diferentes setores e pela sua produtividade.

A planta encontra-se nas cinco regiões brasileiras, pois se adapta facilmente ao clima e solo das regiões onde é plantada, sendo que o cultivo de eucalipto foi a melhor solução para conseguir diminuir o desmatamento das florestas para a produção de madeira, atendo assim as necessidades de toda a sociedade. Cerca de 1 hectare de eucalipto produz a mesma quantidade que 30 hectares de florestas nativas produzem de madeira para a comercialização.

0 voto



Thaís
27/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook