Plataformas de gerenciamento de blogs

Está pensando em criar um blog ou site, mas não sabe qual plataforma utilizar? Então, veja um pouco sobre 3 dos softwares mais procurados!

Plataformas de gerenciamento de blogs

Bem, como todos sabem, existe uma infinidade de weblogs e websites espalhados pelos 4 cantos do mundo. É um número inconstante que não para de crescer, chegando na casa dos 600 milhões de domínios. São bilhares de visualizações diárias, é todo o tipo de conteúdo dos mais variados gêneros, que vai desde de um weblog pessoal até um super website.

Atualmente, criar um blog ou montar um site para sua empresa é muito fácil, a disponibilidade dos recursos básicos para criar uma página está cada vez mais acessível. A primeira e mais importante ferramenta para a criação de um blog é a plataforma em que o site será moldado. Existem vários desses programas com suas diferentes configurações que acarretam em vantagens e desvantagens.

Plataformas para blogs

Essas plataformas são softwares criados através de uma programação em linguagem PHP que funciona como um gerenciador de arquivos e conteúdos. Existem muitos desses gerenciadores de suporte disponível em versões gratuitas e pagas, como por exemplo, o WordPress, Joomla, Tumblr, Drupal, Blogger e muitos outros. Hoje veremos um pouco sobre 3 das plataformas mais utilizadas no mundo da blogosfera , o WordPress, o Blogger e o Tumblr.

Blogger

O Blogger é uma das plataformas de blog mais antigas da rede, a mesma é gerenciada pela Google Inc. e conta com vários recurso que a torna ideal principalmente para os blogueiros iniciantes, pois se comparada aos demais concorrentes, o Blogger possui algumas ferramentas simples que pode ser utilizada por qualquer pessoa. Vejamos algumas vantagens e desvantagens:

Plataforma Blogger

Vantagens: Não há a necessidade de contratar uma hospedagem e nem de registrar o domínio para a página; em apenas 3 passos, você já cria um blog e já pode começar a editá-lo; não precisa entender todos os códigos para personalizá-lo; existem muitos templates gratuitos, basta fazer o download e inserir no blog; você tem liberdade para criar seu próprio layout de forma bem simples por meio do painel de controle; a atualização e a manutenção dessa plataforma é feita de forma gratuita pelo próprio Google.

Desvantagens: Não é possível alterar a URL dos artigos; complicação para indexar através dos mecanismos de busca, causado pelas limitações na URL do artigos geralmente pela quantidade de caracteres; não permite acesso ao banco de dados e de uploads para o servidor; edição dos artigos muito escasso, o que pode ser corrigido com o uso do Windows Live Writer; péssima reputação, causada pelo uso constante por spammers e blogs ilegais; separa os artigos em labels (tags) e não por categorias.

WordPress

O WordPress é uma plataformas de gerenciamento de blogs referência em eficiência e praticidade, mais voltada aos blogueiros que pretendem desenvolver um blog mais profissional pela acessibilidade em inserir plugins externos. Seu desempenho e design é mais robusto e eficiente se comparado às demais plataformas. A mesma foi criada em 2003 para substituir o até então extinto b2/cafelog.

Plataforma WordPress

Vantagens: Você consegue ter controle sobre seus arquivos e também ao banco de dados; atualizações constantes para segurança e também para as melhorias no código do CMS; inúmeras formas para a instalação de plugins; URLs podem ser facilmente alteradas; a otimização das buscas do Google (SEO) fica ainda mais fácil com o auxílio dos plugins; separação dos artigos através de categorias e do uso de tags; criação ilimitada de páginas; seu código é aberto, ou seja, pode ser alterado; grande número de desenvolvedores em torno dessa plataforma; permite que as URLs do artigo possam ser alteradas e por fim, uso do Gravatar para criação do perfil de seus editores.

Mais sobre Plataformas de gerenciamento de blogs

Desvantagem: É recomendado pagar a taxa hospedagem, pois não se pode confiar muito nos servidores gratuitos do WordPress; necessário registrar o site em um domínio (.net /.com /.me /.org , etc); é bom conhecer um pouco sobre as ferramenta do gerenciador antes de começar escrever seus artigos; o administrador deve entender de linguagem CSS e PHP para fazer os procedimentos dentro da programação; o admin deve gerenciar seu FTP, em outras palavras, se ocorrer o upload de algum arquivo para o lugar de destino errado, o site corre o risco de parar; a manutenção do weblog e de seus ficheiros é de total responsabilidade do administrador, por isso o mesmo deve fazer o backup sempre que possível ou poderá se arrepender.

Tumblr

Além de ser uma rede social, o Tumblr é também uma plataforma de gerenciamento de blogs criada mais recente, tendo seu lançamento mais tardio, em 2007, se comparado ao Blogger e ao WP, o Tumblr é um gerenciador intermediário. É muito útil para criar blogs destinados a publicação de imagens, frases e pequenos textos. Graças a expansão da empresa, o aprimoramento desse software também foi melhorado. Vejamos algumas vantagens e desvantagens dessa plataforma:

Plataforma Tumblr

Vantagens: Disponibilidade de muitos temas gratuitos para personalizar o blog; opção reblogar (semelhante ao retweet ou compartilhar); maior facilidade em sincronizar o blog com as redes sociais, entre elas o Facebook; sistema bem simples e fácil para manusear, tendo programações bem fáceis de compreender e programar; ferramentas seguras e atualizadas; pde ser editado de um dispositivo móvel.

Desvantagens: Idioma de configuração do HTML e do código CSS em inglês, algo não muito importante para quem domina essas codificações; Falta da ferramenta de separação de grupo, como por exemplo: Administrador, autor e colaborador; falta da opção de comentários. Bem, o Tumblr é uma ferramenta nova que está crescendo pelo mundo, então tudo indica que novidades virão logo logo.

Cada tipo de plataforma se adequa a um perfil diferente. E para você que está pensando em criar seu blog, acesse esse link e veja como criar sua página na web de forma rápida e fácil! Bem vindo ao mundo dos blogueiros!

Quer saber a diferença entre Blogs e Websites?? Então, assista ao vídeo a seguir e esclareça algumas dúvidas.



Mais informações por email.

Comentar sobre Plataformas de gerenciamento de blogs

Destaque

Google Drive download Android

Google Drive download Android