Platelmintos e nematelmintos características gerais

As características entre os platelmintos e nematelmintos são diferentes, atente-se e veja quais doenças esses animais podem causar.

Planária.No reino animal existem diversas classes que reúnem os que possuem as mesmas características. Os vocábulos platelmintos e nematelmintos surgiram do termo grego helmin que significa verme. Esses vermes vivem de forma livre terrestre ou marinha, mas também podem se alojar no organismo do homem. Para respirar as células ficam juntas ao meio externo de seu corpo e próximas ao intestino. São causadores de sérias doenças, mas para que possamos prevenir é necessário lavar sempre os alimentos e as mãos antes das refeições.

Platelmintos

Platelmintos.Seu nome significa verme achatado e não se desenvolvem mais do que um na mesma pessoa. Possui sistema digestório incompleto, não podendo diferenciar a boca do ânus. Eles podem dividir-se em:

                       

Turbelários – vivem de forma livre terrestre e marinha.

Trematódeos – atacam tanto a parte exterior como a inferior do corpo do ser humano.

Cestódeos – vivem na parte interior do indivíduo.

Os vermes dessa classe podem causar doenças como a barriga d’ água e a solitária, que se alojam nos vasos sanguíneos e também no estômago.

Nematelmintos

Nematelmintos.Possuem sistema digestório completo com boca e ânus, porém ocorre a falta dos sistemas circulatório e respiratório. Seu corpo é envolvido por um tipo de camada que o protege contra ações do lugar em que vive, podem abrigar-se em ambientes como o solo, água doce e salgada. Algumas doenças conhecidas são causadas por esses vermes, como a lombriga, a filária (ou elefantíase), oxiúro, entre outras.

As espécies dessas duas classes podem chegar a aproximadamente quarenta mil. São diversos parasitas e vermes que trazem doenças e muitas complicações ao ser humano, por isso, todo cuidado é pouco na hora de escolher e ingerir alimentos.

13 votes






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    maria eduarda - 16/06/2013

    adorei oque aprendii aqui gosteii muiitoo

    luana - 25/04/2013

    adorei muito o que eu precisava achei ai