Poetas brasileiros mais conhecidos

A poesia é o gênero clássico da Literatura. No Brasil, grandes autores enriquecem o acervo nacional com obras eternas.

SignatureA Literatura Brasileira apresenta um acervo de lindas poesias das quais os fãs ou mesmo leitores casuais podem desfrutar. Passando por vários movimentos literários, desde o arcadismo, em que as estruturas eram mais rígidas até a poesia moderna onde cabia mais liberdade lírica e de construção, a poesia ganhou o seu lugar como gênero plurissignificativo.

Poetas mais conhecidos

Entre escritores imortalizados para a cultura literária brasileira como Castro Alves, Cecília Meireles, Mario de Andrade, Olavo Bilac, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Paulo Leminsk e João Cabral de Mello Neto, destacamos os autores:

                       

Carlos Drummond de Andrade

O poeta “gauche da vida” é um dos autores mais celebrados da Literatura Brasileira. Considerado o poeta mais (encantadoramente) influente, foi traduzido para mais de 7 idiomas. Entre linhas e entrelinhas modernas, o poeta traduziu o sentimento, a sociedade e o curso da vida em versos singulares e eternos.

Carlos Drummond de Andrade

Vinícius de Moraes

Poeta significativo da segunda fase do Modernismo, compositor e um dos fundadores da bossa nova no Brasil. Suas músicas são poesias cantadas que alcançaram inúmeros admiradores de seu trabalho. Junto com o maestro Tom Jobim e outras parcerias fez sucesso até fora do país, levando a cultura bossa para o exterior.

Vinicíus de Moraes

Mario Quintana

Um poeta que foi renegado pelos imortais da Academia Brasileira de Letras, por três vezes não conseguiu se eleger para uma das cadeiras, mas seus poemas são recitados por todos os lugares. Foi poeta, tradutor e jornalista e possui um monumento na Praça da Alfândega, em Porto Alegre junto com Carlos Drummond de Andrade.

Mário Quintana

Cora Coralina

Poetisa e contista foi uma das principais escritoras brasileiras. Uma mulher de alma simples, que preferiu viver longe dos centros urbanos, e não se interessou muito pelos modismos literários. Doceira de profissão viveu na cidade de Goiás que foi sua inspiração para uma obra rica em detalhes da vida cotidiana.

Cora Coralina

A poesia é uma das sete artes tradicionais, usando a linguagem para fins estéticos.

A arte é a poesia, a obra o poema e o poeta o artífice. E se você quer saber mais sobre poetas veja o vídeo no Portal Zun sobre escritores brasileiros famosos atuais

Veja mais sobre os poetas

Nenhum voto, seja o primeiro



Luis Filipe
10/02/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. BELO SITE……..HUMMMMM

    letycia
    15/08/13 às 16:03
  2. queria mais,mais vcs já mim ajudaram muito beijos,abraços by artemizia

    Artemizia
    13/03/13 às 12:30
  3. Belo site, a falar das relíquias da literatura brasileira… Excelente! Abraços…

    Antonio Cícero da Silva(Águia)
    31/01/13 às 23:47