Poluição dos rios e mares brasileiros

Os principais problemas com relação a poluição de rios de mares em todo o Brasil, a cada dia que passa cresce mais o descaso.

Jovem em rio poluido com barcoA quantidade de poluição em rios e mares brasileiros não para de crescer. Mesmo com diversas providências tomadas por CETESB e IBAMA, continuamos com os problemas graves atingindo nossa sociedade e a vida dos animais que se encontram nestes locais. Mesmo com toda a conscientização, não existe um plano para que a maioria do povo pare de poluir os rios e mares, o que intriga é que algumas das causas podem ser simples de serem resolvidas e, até mesmo sem sair de casa, você poderá fazer sua parte para evitar que isto se alastre.

Causas

São diversas e começam dentro de casa: ao jogar óleo de cozinha, pedaços de embalagens e qualquer outro tipo de coisa pelo ralo de sua pia saiba que eles podem ir parar nos rios ou mares. Em algumas cidades não existe tratamento do esgoto e assim, detritos lançandos pelos seus ralos vão direto para onde os animais vivem.
Jogar lixo nas ruas vai fazer com que eles se movam através de enxurradas até as bocas de bueiros, consequentemente vai seguir a trajetória de um rio e prejudicar o meio ambiente. Empresas também deixam óleos e lixos irem diretamente para o mar e quando isso ocorre estas águas ficam poluídas.

                       

Ursos polares em gelo

Consequências

O Meio ambiente sofre de mais com isso e o aquecimento global vai tomando formas cada vez maiores, hoje em dia já podemos senti-lo na pele através dos dias quentes em excesso e nos dias frios. Em um mesmo dia pode haver temperaturas altas durante o dia e frias durante a noite. Temos a falta de águas em algumas regiões e não podemos aproveitar as de rios poluídos já que fazem mal para a saúde, lixos jogados em mares podem se deslocar para ilhas onde não há habitantes e por lá ficarão durante milhares de anos.

Mais do que a conscientização é necessário agirmos, se todos fizerem sua parte poderemos ter bons resultados.

3 votos


Andre
06/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook